Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

07 DEZEMBRO 2018 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Vitória ganha livraria e cafeteria inspirada em Dom Quixote

Localizada na Avenida Rio Branco, a Don Quixote Livraria encanta pela simplicidade e conta ainda com uma estátua do personagem à frente do espaço

Por: Isabella Mariano

don
Foto: Isabella Mariano

A leitura nem sempre foi um hábito individual. Por muito tempo, a leitura coletiva, em voz alta, era um exercício comum de sociabilidade em cafés, salões e livrarias. Daí a importância de espaços multifuncionais que permitem uma troca cultural e enriquecem a vida em sociedade em diversas maneiras. A fim de funcionar nessa lógica, a pequena livraria e cafeteria Don Quixote foi inaugurada recentemente em Vitória – indo na contramão do mercado editorial brasileiro.

Diferente da pompa que inspira a famosa Avenida Rio Branco, na Praia do Canto, onde está localizada, a Don Quixote encanta pela simplicidade. O espaço, com mesas próximas e livros ao redor, instiga uma conversação geral e, quando menos se nota, conversam todos entre si. O toque final está na estátua do personagem Dom Quixote à frente do espaço que, reservadamente, lê Guimarães Rosa enquanto visitantes aproveitam para registrar o momento em uma foto.

2
Foto: Isabella Mariano

Com um acervo ainda em construção, a livraria prioriza, em seu catálogo, pequenas e médias editoras independentes, como a Malê, que publica literatura afro-brasileira, e a n-1, que apresenta diversos ensaios e livros teóricos. Lá, portanto, é possível encontrar livros de diversos assuntos, mas sobretudo obras vinculadas às ciências sociais, filosofia política, estudos afrobrasileiros, artes e literatura em geral - inclusive infantil e juvenil.

Comandada por Munah Malek e Marcos Ramos, o espaço oferece, além dos livros, um pequeno catálogo de cafés, cervejas artesanais, doces e salgados escolhidos a dedo. Opções veganas como quiches e coxinhas não ficam de fora. Outro elemento fundamental à dinâmica da Don Quixote é a música. Todas as terças-feiras, sempre a partir das 18 horas, o grupo Ventaca se apresenta na livraria.

3
Foto: Isabella Mariano

O grupo musical é formado por Fábio Do Carmo (violão 7 cordas), Edu Szajnbrum (percussão) e Paulo Prot (gaita), que explora as sonoridades derivadas da junção musical das cordas com as palhetas livres e a percussão. O repertório se apoia no choro e se expande nos diversos sotaques brasileiros como o samba e ritmos nordestinos. O espaço também realiza cursos livres nas áreas de música e literatura. Saiba mais clicando aqui.

A Don Quixote oferece ainda um Clube de Assinaturas por meio do qual, por R$49 por mês, o assinante recebe em casa um livro cuidadosamente selecionado pelos sócios. A escolha será sempre baseada nas preferências de leitura do assinante. O débito será realizado todo dia 9 e o livro será entregue até o dia 30 de cada mês.

Para saber mais, acesse www.donquixotelivraria.com.

Don Quixote Livraria
Endereço: Avenida Rio Branco, 1083, Praia do Canto, Vitória/ES
E-mail: donquixotelivraria@gmail.com
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 15 às 21 horas. Domingos, das 15 às 19 horas.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório