Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

21 SETEMBRO 2018 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Exposições artísticas movimentam Vitória até novembro

Entre as opções está a mostra “Sensibilidades Reveladas" com obras de artistas que marcaram a história da arte no Espírito Santo

Por: Isabell Mariano

expo
Em cartaz até novembro, "Sensibilidades Reveladas" conta ainda com visitas mediadas para grupos e escolas | Foto: Sesc-ES

Até novembro, diversos espaços culturais da capital capixaba receberão exposições de arte com entrada gratuita. Recém-estreada no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, a mostra “Virgínia Tamanini: memórias em família” é composta por peças doadas pela família Tamanini que se relacionam mostram detalhes da vida da escritora e artista plástica. A exposição traz ainda informações sobre seu cotidiano enquanto mãe e moradora de Itapina, distrito de Colatina, onde promovia atividades culturais que envolviam toda a população.

Virgínia Tamanini foi uma mulher a frente de seu tempo. Autodidata, foi romancista, musicista, teatróloga e poetisa. Promoveu desfiles de carnaval, procissões e produções teatrais, tendo recebido comendas e medalhas pela sua atuação na literatura. A mostra ficará em cartaz até o dia 19 de outubro e tem entrada franca.

claudia
Obra de Claudia Moreira presente na exposição “Móvel Capixaba: Passado e Presente” | Foto: Divulgação

Em cartaz desde julho no Sesi Arte Galeria, a exposição “Móvel Capixaba: Passado e Presente” ficará em cartaz somente até o próximo domingo (23). Também com entrada gratuita, a mostra conta com curadoria de Adélia Borges e promove um olhar panorâmico sobre a produção moveleira capixaba. A exposição apresenta peças, imagens e textos que abrangem do século XIX até os dias atuais. Fruto de uma investigação por todo o Estado, a seleção inclui cerca 50 móveis de diversas tipologias e 20 painéis fotográficos, além de um vídeo elaborado especialmente.

Ocupando o espaço da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), a exposição “Parede Marginal” seguirá em cartaz até o dia 16 de outubro. Idealizada por Bethânia Ramos e Ediphon Souza, a mostra possui uma proposta política, permitindo, a partir da literatura e de artes gráficas, uma forma democrática de debate sobre a população marginalizada, oprimida e dilacerada cotidianamente.

luiza
A mostra coletiva "Territórios Internos" ficará em cartaz até o dia 3 de novembro | Foto: Luiza Grillo

A exposição coletiva “Territórios Internos” ficará em cartaz na Casa Porto de Artes Plásticas, no Centro de Vitória, até o dia 3 de novembro. A mostra conta com obras de artistas capixabas em sua maioria e tem o objetivo de ampliar o diálogo sobre as poéticas relacionadas ao corpo na contemporaneidade, a partir do uso de diversas linguagens artísticas. Os artistas participantes são: Bárbara Cani, Herbert Baioco, Cristiane Reis, Natalie Mirêdia, João Victor Coser, Geovanni Lima, Castiel Vitorino, Marcus Vinicius, Carla Borba e Rubiane Maia.

Há ainda a exposição “Sensibilidades Reveladas” que segue em cartaz até o dia 25 de novembro no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. Com curadoria de Almerinda Lopes, a mostra apresenta ao público uma pequena parcela da produção de alguns dos mais reconhecidos artistas do estado, que se expressam por meio de desenho, gravura, pintura, escultura, fotografia, vídeo, ou por processos híbridos e conceitualistas. São eles: Attílio Colnago, Hilal Sami Hilal, Fernando Augusto, Joyce Brandão, Nelma Pezzin, Márcia Capovilla, Raphael Samú, Ronaldo Barbosa, Vilar e Walace Neves. “Sensibilidades Reveladas” também tem entrada franca.

Confira a programação completa:

Virgínia Tamanini: memórias em família
Data: até o dia 19 de outubro
Horário de visitação: de segunda a sexta das 9 às 18 horas
Local: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Rua Sete de Setembro, 414, Centro, Vitória)
Entrada gratuita

Móvel Capixaba: Passado e Presente
Data: até o dia 23 de setembro, domingo
Horário de visitação: de segunda a sexta das 9 às 18 horas
Local: Sesi Arte Galeria (Av. Nossa Senhora da Penha, 2053, andar térreo, Edifício Findes, Santa Lúcia, Vitória)
Entrada gratuita

Parede Marginal
Data: até o dia 16 de outubro
Horário de visitação: de segunda a sexta das 9 às 19 horas
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (Av. João Batista Parra, 165, Enseada do Suá, Vitória)
Entrada gratuita

Territórios Internos
Data: até o dia 3 de novembro
Horário de visitação: de terça a sexta das 13 às 19 horas. Sábados, das 10 às 14 horas. Fechado nos feriados.
Local: Casa Porto de Artes Plásticas (Praça Américo Poli Monjardim, 66, Centro, Vitória)
Entrada gratuita

Sensibilidades Reveladas
Data: até o dia 25 de novembro
Horário de visitação: de terça a sexta, das 11 às 20 horas. Sábados e domingos, das 11 às 19 horas (exceto feriados).
Local: Centro Cultural Sesc Glória (Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória)
Agendamento de escolas e grupos: bit.ly/visitasmediadas 
Entrada gratuita

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório