Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

01 JANEIRO 2017 00:00 Cidades
  • Compartilhe

Saiba por que relógios de rua podem exibir temperaturas diferentes

Quem estiver mais atento às informações exibidas nos relógios de rua de Vitória pode notar que os equipamentos registram temperaturas diferentes em cada local. Entenda o motivo!

Por: Redação Sou ES

relogio
O sensor dos relógios capta a sensação térmica de cada local | Foto: Carlos Antolini/PMV

Desde o início do ano, a paisagem urbana de Vitória tem se transformado com a instalação dos relógios de rua que indicam, em seu visor digital, hora, data e temperatura aos visitantes e moradores. No entanto, quem estiver mais atento às informações exibidas é capaz de notar que os equipamentos podem registrar temperaturas diferentes em cada local da cidade.

Isso acontece porque cada relógio possui um sensor próprio, que mede a temperatura exatamente no ponto em que está instalado. Variáveis como arborização, poluentes, passagem de veículos, pavimentação, correntes de vento, insolação e até mesmo os materiais empregados nas edificações próximas, além de outros fatores, influenciam a temperatura registrada.

O sensor é muito preciso e capta a sensação térmica do local que leva em conta o ambiente ao redor. Com todas as variáveis que existem no meio urbano, as temperaturas exibidas pelos relógios de rua acabam sofrendo variações de um ponto para outro.

Os equipamentos também podem registrar diferenças se comparadas às temperaturas oficiais divulgadas por órgãos como o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rual (Incaper) e o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). As informações divulgadas pelos institutos são coletadas em estações metereológicas e isoladas em padrões que não consideram os fatores externos na aferição.

Aplicativos como ClimaTempo, AccuWeather e outros informam previsões de clima, baseado em informações meteorológicas. Já os relógios consideram todas as interferências do local onde estão instalados e, por isso, indicam com precisão as temperaturas urbanas e a sensação térmica daquele exato lugar.

Novidades na urbanização
A instalação dos novos relógios digitais de rua em Vitória é resultado de uma licitação realizada pela prefeitura da cidade, da qual o consórcio All Space Visão foi vencedor. De acordo com Rodrigo Oliveira, Diretor Comercial da Maely OOH, empresa responsável pela comercialização local do consórcio, o contrato terá duração de 10 anos e prevê também a instalação de 98 novos abrigos de ônibus em diferentes pontos do município.

A licitação foi considerada inovadora por possibilitar a oferta de um serviço importante para a cidade, sem custos à prefeitura. “Além de dar todos esses retornos, a empresa pagará uma outorga mensal durante 10 anos para a prefeitura de Vitória. O que temos em troca é a exploração dos totens publicitários desses abrigos e relógios de rua. É essa publicidade que vai cobrir todos os investimentos”, explica Rodrigo. Cada mídia possui 1,20x1,80m e, no caso dos relógios, o espaço para propaganda estará na estrutura do equipamento.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório