Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

23 OUTUBRO 2017 00:00 Cidades
  • Compartilhe

Sinal analógico será desligado nesta semana na Grande Vitória

Até 2018, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital. Clique aqui e tire suas dúvidas!

Por: Redação Sou ES

tv

Desde abril de 2015, a televisão brasileira está passando por processo de transição. Espera-se que, até dezembro de 2018, mais de 1300 cidades do Brasil tenham o sinal analógico de TV desligado. Dessa maneira, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema.

De acordo com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, até setembro deste ano, mais de 80% dos domicílios de Vitória já contavam com o sinal digital. Na próxima quarta-feira (25), a partir das 00h00, além da capital, o sinal também será desligado nos seguintes municípios: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha. Essa mudança significa ainda que aqueles problemas da TV analógica, como ruídos e chiados, vão chegar ao fim.

Além disso, com o desligamento do sinal analógico, a faixa de 700MHz será liberada possibilitando que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das mais avançadas tecnologias existentes para telefonia móvel e permite que dispositivos como celulares, smartphones, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas. E mais: quando usada a faixa de 700 MHz, a cobertura do sinal 4G em ambientes fechados é muito melhor.

O que fazer?

tv

Antes de mais nada, é preciso conferir se o seu aparelho já é digital. Os aparelhos mais recentes possivelmente têm conversor embutido. Você deve conferir através do menu de sua TV, do manual do aparelho ou conferir com o fabricante. Procure sempre pelo selo DTV, se ele estiver na sua televisão, ela já está preparada para receber o sinal digital, só falta você conferir a antena. Para saber mais sobre esse processe, acesse o site Seja Digital.

Caso a sua TV não seja digital, será preciso compram conversor, que pode ser encontrador por preços a partir de R$50. É importante ainda identificar o conversor correto, pois ele é que transformará o sinal que chega na sua casa em um sinal compatível com a TV. Anote o modelo da TV e mostre essa informação ao vendedor no momento da compra do conversor. Assim, você se certificará de que o conversor está adequado para seu aparelho.

E lembre-se: para cada TV da sua casa, é necessário um conversor individual para receber o sinal! Em breve, o digital será o único sinal de TV aberta a ser transmitido no Brasil. Então, caso você opte por comprar uma televisão nova, confira com o vendedor se o novo aparelho possui o conversor digital embutido.

Após a conversão, é necessário uma antena UHF para que a sua TV receba o sinal sem preocupações. Instalar a antena corretamente, e apontada para a direção certa, é fundamental para receber o sinal digital de qualidade. Em caso de dúvidas, ligue gratuitamente para o número 147 e se informe.

Kit gratuitos

tv
Foto: Seja Digital

A ONG Seja Digital tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos com antena e conversor para a população de baixa renda cadastrada em Programas Sociais do Governo Federal. A lista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação para possam entrar em contato e agendar a retirada dos equipamentos.

Para saber se seu nome está na lista fornecida pelo Ministérios do Desenvolvimento Social ou se o agendamento já está liberado em sua região, acesse o site sejadigital.com.br/kit ou ligue gratuitamente para 147 com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

*Com informações da Anatel e da ONG Seja Digital.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório