Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

03 JULHO 2017 00:00 Cidades
  • Compartilhe

Vitória pode ganhar ônibus e embarcação turística

Os ônibus devem percorrer os pontos turísticos de Vitória e as embarcações deverão fazer travessia entre a capital capixaba e Vila Velha

Por: Redação Sou ES

turismo
O modelo de ônibus deve ser o mesmo que já é utilizado em diversas cidades do Brasil | Foto: Divulgação

No último dia 23, foi publicado no Diário Oficial do Espírito Santo um decreto que regulamenta o transporte coletivo turístico de passeio local de passageiros. A proposta é instituir na cidade de Vitória o serviço de city tour realizado por ônibus de dois andares que possuem a parte superior aberta para melhor visualização das paisagens por parte dos turistas.

O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, explicou que o decreto é uma consequência de um projeto da secretaria que já vinha sendo estudado há algum tempo. “Vitória passa a ter a possibilidade de ter um serviço de transporte turístico diferenciado como já acontece em várias cidades do mundo. E pode ser bom para a população, que tem como conhecer melhor a cidade, e para o turista, que chega a Vitória e tem uma referência para visitar os principais pontos turísticos do município”, afirma o secretário.

As empresas que tiverem interesse em oferecer tal serviço podem dar entrada no pedido na prefeitura e a demanda será estudada por uma comissão. O serviço só pode ser prestado por transportadoras turísticas e por agências de turismo com frota própria, devidamente cadastrados no Ministério do Turismo.

As propostas de roteiros serão analisadas pela equipe técnica da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda e da Secretaria de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana, e Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, que poderão solicitar ajustes para posterior aprovação.

Embarcações turísticas
Além do decreto que regulamenta o serviço de city tour, Vitória fechou uma parceria com a prefeitura de Vila Velha para implantar um sistema turístico de embarcações, que possibilitará a travessia de passageiros da Praça do Papa, na capital, até a Prainha, no município canela-verde.

As duas cidades já preparam um decreto para autorizar o sistema e, desta forma, receber manifestação de interesse por empresas que queiram participar do projeto após a publicação da sua regulamentação. Os investimentos para a implantação serão feitos pela iniciativa privada. Caberá às prefeituras a parte de infraestrutura, de construção do cais para o embarque e desembarque dos passageiros.

A ideia do projeto é disponibilizar duas embarcações, com capacidade para transportar 140 passageiros, além de espaço para levar 40 bicicletas. “Estamos preparando uma regulamentação, nos mesmos moldes do decreto já publicado para o ônibus turístico, para transporte de passageiro também de forma turística, mas agora pelo mar”, apontou o secretário Leonardo Krohling.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório