Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

10 MAR�O 2017 00:00 Esporte
  • Compartilhe

Saiba onde e como praticar voo livre em Cariacica

As rampas propícias para a prática do esporte ficam localizadas na região de Roda Dágua, na área rural do município

Por: Redação Sou ES

voolivre
As principais rampas ficam na região rural de Roda D'Água | Foto: Prefeitura de Cariacica

Já imaginou poder voar de parapente em Cariacica? Além dos sítios em que é possível relaxar e passar o dia em meio à natureza, como no Vale do Moxuara, a região rural do município conta diversas outras opções para quem não dispensa uma boa aventura.

Na cidade, o voo livre é praticado principalmente na região da Roda D’Água, onde se encontram rampas propícias para a prática do esporte. São elas: a Rampa Secret, com 660 metros de altura, em Roda D’Água; a Rancho Pedra Negra, de 450 metros, em Cachoeirinha; e a rampa do Cigano, em Maricará, com 311 metros.

A Secret, a mais alta do município, é o local escolhido para os treinos do atual campeão estadual de voo livre na categoria Lite, Júnior Castão. Morador de Roda D’Água, o esportista destaca que uma das vantagens das rampas de Cariacica é a diversidade de direções dos ventos. “Aqui, podemos voar o ano todo, se as condições climáticas do dia forem favoráveis. Enquanto em Maricará as direções predominantes são Norte e Nordeste, na Pedra Negra é possível voar com ventos Leste, Norte e Nordeste; e a Secret tem ventos Leste, Sul e Sudeste”, explica.

voo
Júnior Castão (foto), atual campeão estadual de voo livre na categoria Lite, treina em Cariacica | Foto: Prefeitura de Cariacica

Castão conta ainda que na rampa localizada em Roda D’Água também é possível praticar voos de lift ou de montanha, em que o piloto utiliza os ventos próximos ao relevo para planar; e de cross country, de distância, quando o piloto vai de uma cidade para outra.

Para o piloto e instrutor Almir Gomes Poltronieri, que tem 20 anos de experiência de voo livre, é prático voar em Cariacica, pelo acesso facilitado. “Gosto de voar aqui porque tem condições muito boas de vento e do alto conseguimos avistar uma paisagem incrível, observando a faixa litorânea que de Vitória a Guarapari, além do Convento da Penha e da Terceira Ponte”, conta.

Como praticar?
Para quem deseja experimentar a sensação única de voar de parapente pela primeira vez, o voo duplo é a melhor opção. O visitante é acompanhado por um instrutor habilitado que oferece todo o equipamento necessário. O voo custa R$ 170, dura em média 20 minutos e percorre aproximadamente 4 km até o campo de pouso. Em caso de dúvidas, entre em contato com Almir pelo telefone (27) 99848-7718.

Já os pilotos que quiserem se aventurar pelos ares de Cariacica podem entrar em contato com Júnior Castão, referência nas três rampas do município, pelo número (27) 99731-4261.

Confira abaixo as rampas de voo livre em Cariacica:
Secret (Roda D’Água)
Altura: 660 metros
Ventos: Leste / Sul / Sudeste

Rancho Pedra Negra (Cachoeirinha)
Altura: 450 metros
Ventos: Leste / Norte / Nordeste

Rampa do Cigano (Maricará)
Altura: 311 metros de altura
Ventos: Norte / Nordeste

Voo livre para iniciantes: Almir Poltronieri (piloto e instrutor): 27 99848-7718
Voo livre para pilotos: Júnior Castão (piloto referência nas rampas de Cariacica): 27 99731-4261

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório