Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

16 FEVEREIRO 2017 00:00 Cidades
  • Compartilhe

Febre amarela: grupos de viagem podem se vacinar nesta semana

A Secretaria de Saúde de Vitória fará um atendimento especial para grupos nesta quinta (16) e sexta (17), das 8 às 16 horas. O agendamento deve ser feito por e-mail.

Por: Redação Sou ES

vacina

Com o Carnaval chegando, muitas pessoas viajam para o interior do Estado, seja para descansar em um retiro religioso ou para curtir a folia no litoral capixaba. Pensando nos grupos de viagem e de excursão, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) decidiu adotar uma estratégia especial de vacinação contra a febre amarela para aqueles que forem viajar para áreas de risco de transmissão da doença ou com recomendação de vacina nesse período. O esquema também vale para estudantes de nível técnico e superior matriculados em escolas e faculdades de cidades com recomendação da vacina.

Leia também:
Vacinação contra febre amarela deve ocorrer em 26 cidades do ES

Nesta quinta (16) e sexta (17), das 8 às 16 horas, uma sala especial de vacinação, montada na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória), em Ilha de Santa Maria, receberá grupos interessados na imunização. Porém, fique atento: o agendamento deve ser feito previamente através do e-mail do Programa de Imunização da Semus (imunizacao@correio1.vitoria.es.gov.br).

Para agendar, a instituição ou a pessoa responsável pela excursão deve enviar uma solicitação formal com a lista de nomes e um documento de comprovação da viagem - estadia ou contratação de ônibus, por exemplo -, colocar telefone de contato e assinar. A equipe da Vigilância Epidemiológica entrará em contato para informar sobre o agendamento e indicar o melhor horário para o grupo se vacinar. Os estudantes, por sua vez, devem apresentar o comprovante da matrícula.

Unidades de saúde
A vacinação contra a febre amarela continuará sendo ofertada normalmente em diversas unidades de saúde de referência da Grande Vitória para as pessoas em geral que vão viajar para áreas de risco de transmissão. Para que a proteção seja eficaz, a vacina deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem.

Em Vitória, as unidades são: Parque Moscoso, Santo André, Santa Luiza, Santo Antônio, Consolação, Maruípe, Jabour, Jardim da Penha, Jardim Camburi, Praia do Suá, Ilha das Caieiras, Resistência, Bairro do Quadro, Bairro República, Maria Ortiz, Itararé, São Cristóvão, Andorinhas, Jesus de Nazareth e Fonte Grande. As unidades abrem as portas às 7 horas, e a vacinação começa a partir das 8 horas, seguindo enquanto durarem as doses.

Em Cariacica, a unidade de Alto Lage é exclusiva para vacinação de febre amarela de pacientes que possuem comprovante de viagem (passagem de ônibus, trem ou avião). A imunização nesta unidade só é realizada após agendamento prévio pelo telefone (27) 3346-6557 e está ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas, com intervalo de almoço das 12h às 13 horas, enquanto durar o estoque de vacinas.

Na Serra, realizam a vacinação, sempre das 8h às 12, as seguintes unidades de saúde: Boa Vista (segunda, quarta e sexta-feira); Serra Dourada (quarta e sexta-feira); Jacaraípe (sexta-feira); Serra Sede (terça e quinta-feira); Novo Horizonte (terça e quinta-feira); Nova Almeida (terça-feira); Andre Carloni (segunda a sexta-feira); Carapina Grande (segunda a sexta-feira); Central Carapina (segunda, quarta e sexta-feira); Eldorado (terça e sexta-feira); Porto Canoa (quarta e sexta-feira); Planalto A (quarta, quinta e sexta-feira); Planalto B (de segunda a sexta-feira); São Marcos (segunda a sexta-feira); São Diogo (terça e quinta-feira); e Laranjeiras Velha (segunda, terça e quinta-feira).

Já em Vila Velha, as unidades escaladas são: Coqueiral de Itaparica, Gloria, Vila Nova, Ibes, Santa Rita, Paul, Vale Encantado, Jardim Marilândia, Barra do Jucu, Ulisses Guimarães e Barramares, sempre das 7 às 17 horas.

Confira a lista dos municípios considerados de risco:
Água Doce do Norte
Afonso Cláudio
Alto Rio Novo
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Brejetuba
Colatina
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Governador Lindenberg
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Irupi
Itaguaçu
Iúna
Laranja da Terra
Mantenópolis
Montanha
Mucurici
Pancas
São Roque do Canaã
São Gabriel da Palha
Venda Nova do Imigrante 

Abaixo, confira uma tabela, disponibilizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo, com orientações para vacinação contra febre amarela:

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório