Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

19 ABRIL 2013 - 00:01 - Migração
  • Compartilhe

Playlist Dia do Índio

Todo dia é dia de índio!

Por: Leonardo Vais

PLAYLIST

19 de abril foi a data escolhida por delegados de quatro países - em assembleia no 1º Congresso Indigenista Interamericano, em 1940, no México - como o Dia do Índio. De acordo com o site do Museu do Índio, a data seria dedicada ao “estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino”.

É estranho que, em pleno século XXI, o Dia do Índio não exista apenas para celebrar a influência multicultural deste povo para o Brasil. Parte fundamental no início da colonização do país, a cultura indígena tem forte presença na alimentação e na língua portuguesa e, de acordo com o senso de 2010, os índios são quase um milhão de habitantes espalhados por todo o Brasil.

Também é estranho, que em pleno século XXI, os índios precisem “invadir” o plenário da Câmara para serem ouvidos - em um protesto contra o retrocesso das leis, que através da PEC 215, entre outras coisas, retira do Executivo e transfere para o Congresso Nacional a prerrogativa de criar e de alterar as terras indígenas - e terem os seus direitos respeitados.

Mas também é muito bom perceber que, em pleno século XXI, a cultura indígena influenciou várias canções da música brasileira. Títulos, metáforas para críticas sociais e momentos de exaltação a cultura indígena, são algumas das inspirações de vários compositores nacionais.

Para comemorar com alegria – mesmo sendo um período conturbado para a população indígena – o Sou ES selecionou algumas destas canções feitas por artistas como Jorge Benjor, Caetano Veloso e Legião Urbana.  Então aperte o play e cante com consciência!

1. Todo Dia Era Dia de Índio - Baby do Brasil


2. Amor de Índio - Maria Bethânia

3. Um Índio - Caetano Veloso

4. Índios - Legião Urbana

5. Índio – Farofa Carioca

6. Baila Comigo - Rita Lee

7. Faz o T – Gaby Amarantos

Fontes: Museu do Índio, O Globo, Blog Remexendo o Passado, Site IBGE.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório