Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

11 AGOSTO 2016 - 14:00 - Cidades
  • Compartilhe

Atrações culturais movimentam o Espírito Santo! Confira:

A Feira Internacional de Artesanato e Decoração começou na sexta (05) e segue até domingo, dia 14

Por: Redação SOUES

 

01                                                                                                           Foto: Divulgação

Quem gosta de aprecisar diversos artesanatos em geral, um ótima opção é a  14ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes) começou na sexta (05), e já atraiu mais de 10 mil visitantes nos três primeiros dias do evento, na Arena Camburi Eventos, em Vitória. Reunindo culturas, artes e tradições de várias partes do mundo, a feira traz cerca de 150 expositores de 13 países e 12 estados brasileiros. Quem passar por lá poderá conferir novidades em objetos de decoração, arte, moda e beleza, além de encontrar opções diferenciadas para o Dia dos Pais.

Segundo a diretora da Feincartes, Maria Mathias, a expectativa é de que cerca de 60 mil pessoas visitem o local. Ela conta que os capixabas terão a oportunidade de conhecer a diversidade cultural e tradições seculares de diversos países e adquirir peças produzidas de forma artesanal por um preço mais acessível. 

Dentre as participações internacionais estão países como Índia, Egito, África do Sul, Japão, Indonésia, Paquistão, Turquia, França, Grécia, Peru, Quênia, República Tcheca e Senegal. Já entre os estados brasileiros, artesãos capixabas e do Norte ao Sul do país participam do evento. “Nesta edição, a feira terá um mix de mais de 10 mil produtos. São artigos que traduzem o que tem de melhor no artesanato brasileiro e mundial, entre móveis, peças decorativas, acessórios, joias e confecções”, revela Maria Mathias.

01                                                                                                Foto: Divulgação

Sobre alguns expositores internacionais: 

Cultura indiana: berço do hinduísmo e do budismo e com uma fusão de várias crenças, a cultura indiana encanta por suas expressões artísticas. Móveis em marchetaria, tapetes, pashminas e joias são algumas novidades da ìndia na Feincartes.

Turquia e seus encantos: escolher peças exclusivas e diferentes é sempre uma ótima alternativa para inovar na décor. A originalidade e o colorido do artesanato turco estão bem representados no espaço destinado à Turquia. Entre as peças que se destacam, estão as luminárias em vitrais de mosaico e os artigos em cerâmica pintadas à mão.

Do Egito para Vitória: a Tenda Egípcia traz um mix de peças que retratam a cultura de seu país. Entre as novidades estão os papiros egípcios, roupas para dança do ventre, os famosos lenços, além de esculturas e cerâmicas.

Joias de Senegal: o designer de joias Cheikh Ahmed Tidiane, mais conhecido como Cheeks lançou sua nova coleção na Feincartes. Nascido no Senegal, Cheeks mora em Paris e também atua como DJ em Florença, na Itália. Com um trabalho consolidado na Europa e nos Emirados Árabes, o designer vem pela primeira vez ao Estado para apresentar toda versatilidade de suas criações, produzidas com esmeraldas, rubis, turmalinas e pérolas.

África do sul: O artesanato sul-africano é bem diversificado, pois apresenta muita riqueza cultural em razão das produções feitas a partir de materiais próprios da região, extraídos da natureza. É reconhecido mundialmente em virtude de suas belezas e estilo próprio e destaca-se pelos detalhes e peças esculpidas de forma artesanal.

Peru: o que existe de mais tradicional e famoso no artesanato andino são os espelhos e papiros em molduras pintadas com pó de ouro, expressado as representações religiosas. Também fazem sucesso as cerâmicas, os enfeites de paredes e as peças de decorativas.

Japão: panelas de cerâmica, vasos e muitas peças em utilitárias em cerâmica e porcelana.

Divindades da Indonésia: a arquitetura, as manifestações culturais e a simpatia do seu povo fazem da Indonésia uma mistura de mistério e magia. Representando um pouco da cultura do país, a Feincartes contará com esculturas de animais e de divindades, máscaras tribais e de Buda, móveis e diversas peças em madeira.

Arte em barro ao vivo: o mestre da arte figurativa em barro Leonildo Nascimento, da cidade de Caruaru, Pernambuco, está produzindo peças ao vivo na Feincartes. O artesão é famoso pelas criações que representam a cultura nordestina, como namoradeiras, família de retirantes e o casal Lampião e Maria Bonita, tudo feito em barro e pintado à mão.

01                                                                                                 Foto: Divulgação

Índios do Brasil: integrantes da tribo Pataxó trouxeram peças produzidas na tribo, na região de Coroa Vermelha, na Bahia. Eles participam da Feincartes por todo o país desde 1997, apresentando a cultura indígena. A tribo trabalha com madeira, osso, sementes e coco.

Espaço para o social: a Apae de Vila Velha ganhou um espaço na feita para lançar a marca Bem Me Quer, uma novidade que a entidade criou para aproximar as pessoas da realidade dos indivíduos com deficiência intelectual ou múltipla. A ideia é oferecer produtos que expressem o trabalho realizado na instituição. Os alunos criam conteúdos 100% autorais que são usados para produzir peças com designs exclusivos, como como bolsas, camisas e canecas.

Aparechitas: diretamente de Minas Gerais, a marca Aparechitas também leva para o evento peças diferenciadas para quem não abrem mão de deixar a casa sempre arrumada. O tecido chita é o carro-chefe da marca que também trabalha com outros tecidos, tudo artesanalmente. São peças como colchas, toalhas de mesa, capas de travesseiro, capas de almofadas, sousplats, jogos americanos, porta-guardanapos, entre outros artigos para a casa.

Rafael Artes: pela primeira vez no evento, o artesão mineiro usa materiais reciclados, como raízes, cipó e bambu para produzir mandalas e vários tipos de peças decorativas.

KaeDri Luminárias: as luminárias personalizadas são feitas a base de cano pvc e pintadas a mão. São várias formas e tamanhos.

Piatto Gourmet: unindo funcionalidade e decoração, as peças da Piatto Gourmet, de Minas Gerais, são produzidas de forma artesanal com de madeira de demolição e vidro temperado estampado com desenhos coloridos e divertidos.

Perfume para a casa: decoração e artigos para a casa ganham destaque em mais uma edição da Feincartes. A Pura Vida Brasil Cosmética e Perfumaria, marca capixaba, foca em cheiros para deixar a casa aconchegante com opções de produtos como aromatizadores de ambiente spray, difusores de ambiente, varetas, água de lençóis, sachês perfumados, sabonetes. Toda a produção é 100% artesanal e com acompanhamento farmacêutico.

 Para saber mais, acesse nossa agenda!

Confira as exposições:

Exposição ‘Estratégias’ na Mulher Ativa

01

Com a artista plástica paulista Patricia Acurcio e o artista macedônio e mestre da Escola de Arte e Design Panamericana São Paulo Blagojco Dimitrov

Dia 12 de agosto

Abertura às 11h

Bate-papo com Dimitrov sobre ‘Arte, Espaço e Conceito’ em dois horários: às 13h e às 19h

Rua Aleixo Neto, n° 1602, ao lado do Shopping Triângulo, Praia do Canto. Tel: 3315-8888.

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 30 de agosto


Veja essa e outras exposições em nossa agenda!

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório