Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

18 ABRIL 2016 - 14:00 - Cidades
  • Compartilhe

H1N1: Campanha de vacinação começa nesta segunda (18)

O início da Campanha Oficial será no sábado (30), a princípio quem será imunizado á partir desta segunda (18), são trabalhadores dos serviços públicos e privados de saúde, grávidas e puérperas (mulheres que tiveram bebês há no máximo 45 dias)

Por: Redação SOUES

01                                                                                                                  Foto: Divulgação

A partir desta segunda  (18), as unidades de saúde de Vitória começam a imunizar os trabalhadores dos serviços públicos e privados de saúde, grávidas e puérperas (mulheres que tiveram bebês há no máximo 45 dias). A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Para os demais grupos prioritários, a vacinação terá início no dia 30 (sábado), o dia oficial de início da campanha, quando todas as unidades básicas de saúde da capital funcionarão das 8 às 17 horas. 

Em Vitória, a estimativa é imunizar 74,6 mil pessoas do público-alvo: gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas (como diabetes e renais crônicos), idosos com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. 

Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A vacinação é uma importante forma de prevenção, mas alguns cuidados básicos ajudam a defender o organismo de gripes e resfriados nas épocas mais frias do ano.

"No ambiente de trabalho ou em locais onde as pessoas passam muito tempo juntas, lavar as mãos deve ser uma prática constante. Algumas pequenas mudanças na rotina podem colaborar para a saúde de sua família e das pessoas com quem convivem diariamente", observa a referência técnica da Imunização de Vitória, Rubia Bonella.

Prevenção

- Lavar sempre as mãos
- Evitar levar as mãos ao rosto e à boca
- Evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias
- Cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar
- Usar lenço descartável
- Utilizar álcool gel nas mãos

*Com informações Prefeitura de Vitória

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório