Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

03 FEVEREIRO 2013 - 05:30 - Cultura
  • Compartilhe

Unidos de Jucutuquara presta homenagem as grandes paixões de Rubem Braga

A coruja, símbolo da escola de Jucutuquara, esse ano dividiu seu espaço com os sabiás, pássaro preferido do homenageado no samba enredo, o cronista cachoeirense Rubem Braga.

Por: Danielle de Oliveira

jucutuquara

Foto: Deivid Dantas

A coruja, símbolo da escola de Jucutuquara, esse ano dividiu seu espaço com os sabiás, pássaro preferido do homenageado no samba enredo, o cronista cachoeirense Rubem Braga. Logo no carro abre alas, os pássaros eram notados por seu tamanho e beleza. Destaques de chão também trajavam na fantasia de cabeça os olhos e bico de coruja e sabiá, respectivamente.

Muito graciosa, a rainha de bateria exibiu sua simpatia por toda a extensão da avenida cantando o enredo na ponta da língua, com o samba na ponta do pé e ainda tocando um tamborim no mesmo compasso da ala que representava com paixão. Com vestimenta militar, a bateria relembrou os tempos em que o escritor esteve na Segunda Guerra Mundial, cobrindo a participação dos praçinhas brasileiros na Itália, que, inclusive, se tornou tema de um de seus livros.

Escrever, a natureza, Paris e os animais, paixões assumidas do Velho Braga, também foram notados na avenida. Um dos carros alegóricos figurava uma máquina de escrever, cujas teclas eram bailarinos com movimentos compassados. O jardim cultivado em sua casa em Copacabana teve grande destaque em um dos carros, que contava com diversos vasos de diferentes tipos de planta.

Cafés parisienses tomaram uma ala para relembrar os anos 50, em que o homenageado morou na cidade e pôde conhecer e entrevistar grandes nomes da época, como o renomado filósofo Jean Paul Sartre e o pintor Pablo Picasso.

O cachorro de estimação de Braga, chamado de Zig Braga, era tão querido que levava o sobrenome da família consigo. Para retratar todo esse amor fielmente, Zig ganhou um carro alegórico com sua imagem, uma ala mirim inteira e um casal, também mirim, de mestre sala e porta bandeira, todos com fantasias caninas.

Confira a galeria de fotos aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório