Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

02 FEVEREIRO 2013 - 16:00 - Cultura
  • Compartilhe

Os bastidores da concentração

Momentos de muita ansiedade que antecedem a entrada das agremiações na avenida.

Por: Natália Mecenas

Não importa quantas vezes se desfile, na concentração todo ano é a mesma coisa. Ansiedade, demonstrações de fé, comprometimento com a escola do coração e a esperança de ser campeã. Durante o primeiro dia de desfiles do grupo especial, não poderia ser diferente. 

Andar entre as alas da Tradição Serrana era quase uma viagem no tempo. Imigrantes e descendentes de italianos vestidos tipicamente conversavam, ensaiavam e se preparavam para o desfile. No meio disso tudo, se ouvia uma cantoria com muito sotaque. O grupo Toni Boni aquecia a voz juntamente com o coral Santa Cecília, cantando músicas típicas.

 

tradição

Foto: Divulgação Sou ES

 

O tradicional coral de Venda Nova do Imigrante foi fundado em 1944 e os idosos Clemetino Caliman , de 84 anos e Angelica Briochi, de 85, acompanharam de perto todos esses anos de tradição. Sobre desfilar cantando sobre a história de suas famílias, os dois se dizem honrados.

Ao redor da cantoria, dois fogões a lenha preparavam polentas fritas, além do mini tombo da polenta para o meio do desfile. A segunda escola da noite se aquecia na concentração para cantar o fim do mundo. Os componentes da equipe técnica da Novo Império organizavam as alas e instruíam os foliões já empolgados e felizes com a seguinte frase: “Não fiquem felizes”. Compreensível já que a ala era de zumbis.

 

 zumbi

Foto: Divulgação Sou ES


Em outro ponto da escola, a Rainha da Bateria Gabriela Ribeiro arrumava os detalhes da fantasia da filha de apenas seis anos, Maria Eduarda de Souza. A pequena acompanhou a mãe no desfile, mostrando que o samba no pé já é de berço.

 

rainha

Foto: Divulgação Sou ES

O casal de mestre sala e porta bandeira da escola Pega no Samba ensaiou até o último minuto na concentração. Empenhados, os dois acertavam os ponteiros da coreografia e fizeram bonito na passarela do samba.

Neste sábado os desfiles continuam, com as escolas Piedade, Imperatriz do Forte, Boa Vista, Mocidade Unida da Glória (MUG) e Jucutuquara. Acompanhe a cobertura 100% online pelo Blog da redação.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório