Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

04 FEVEREIRO 2015 - 14:30 - Cidades
  • Compartilhe

Comercialização de caranguejo proibida a partir de quinta (05)

A proibição permanece até o dia 11 de fevereiro, devido ao período reprodutivo do animal

Por: Redação Sou ES

foto1

A partir desta quinta-feira (05) tem início o segundo período de andada do caranguejo-uçá no Espírito Santo. Até o dia 11 de fevereiro ficam proibidos a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e a comercialização do crustáceo. 

A andada é a época em que o crustáceo faz o acasalamento e desova, o que o torna uma presa fácil para os catadores. Por isso, é necessário respeitar o tempo de reprodução para que o ecossistema manguezal não seja prejudicado. 

"Não será permitido o comércio do caranguejo-uçá de forma alguma, mesmo que sua procedência seja de outro estado, como Bahia e Maranhão, como eram costumes de alguns estabelecimentos em outros anos", ressaltou a bióloga e educadora ambiental Juliana Conde. 

Durante o período, os vendedores devem portar uma Declaração de Estoque para comprovar que o caranguejo foi capturado antes da data de andada. Já a pessoa física deverá apresentar nota fiscal de compra, caso seja abordada pela fiscalização. Quem for flagrado capturando o animal durante a andada será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades. 

A andada é dividida em seis etapas: a primeira aconteceu de 22 a 28 de janeiro; a terceira vai de 20 a 26 de fevereiro; a quarta, de 7 a 13 de março; a quinta, de 22 a 28 de março; e a sexta e última, de 6 a 12 de abril. 

*Com informações da Prefeitura de Vitória

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório