Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

26 DEZEMBRO 2014 - 15:30 - Cidades
  • Compartilhe

Beneficiários do INSS têm até dia 30 para atualizar dados

Para manter o benefício, aposentados e pensionistas devem fazer confirmação de vida e renovação da senha junto à rede bancária

Por: Redação Sou ES

foto1Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até a terça-feira (30) para atualizar seus dados junto à rede bancária. A comprovação de vida e renovação de senha são procedimentos obrigatórios e devem ser feitos na agência onde o segurado recebe o benefício. 

De acordo com dados do INSS, mais de 20 mil pessoas ainda não fizeram a atualização no Espírito Santo. Segundo o órgão, o procedimento é uma forma de coibir fraudes nos recebimentos das parcelas de benefícios previdenciários ou assistenciais. Para realizar a atualização dos dados, é necessário levar um documento de identificação com foto, como a carteira de identidade ou de habilitação. 

Caso o beneficiário esteja impedido de se dirigir à agência bancária, a prova de vida pode ser feita por um procurador devidamente cadastrado no INSS. O modelo da procuração está disponível no site da Previdência Social e o cadastro deve ser realizado pessoalmente em uma agência da instituição. 

Ao banco, o procurador deve apresentar um atestado médico, emitido nos últimos 30 dias, que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou atestado de vida emitido por autoridade consular, no caso de ausência por motivo de viagem ou de residência no exterior, além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador. 

*Com informações da Previdência Social

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório