Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

22 DEZEMBRO 2014 - 16:00 - Cidades
  • Compartilhe

Mapa indica melhores rotas para ciclistas na Grande Vitória

O trabalho, divulgado na última sexta-feira (19), será distribuído de forma gratuita e também pode ser acessado pela Internet

Por: Redação Sou ES

ciclofaixa
Foto: André Sobral/PMV

Os ciclistas da Grande Vitória agora contam com uma ferramenta a mais para circular de forma mais segura pelas cidades. Trata-se do Ciclorrotas 2014, um mapeamento das rotas para uso da bicicleta nos municípios de Vitória, Vila Velha, Viana, Serra e Cariacica.

O trabalho, divulgado na última sexta-feira (19), foi produzido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop), em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e contou com o apoio de ciclousuários.

No mapa, estão traçadas as ciclovias e ciclofaixas existentes, além das ciclorrotas consideradas mais adequadas para a circulação de bicicletas na Região Metropolitana, situando ao longo delas os paraciclos, os bicicletários e as oficinas de bicicletas.

“É a primeira vez que se faz o traçado da malha cicloviária da Grande Vitória. O mapa resultante foi validado pelos ciclistas envolvidos e facilitará a locomoção dos usuários do sistema com mais segurança e conforto”, pontuou o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

Para estabelecer os critérios que qualificariam as ciclorrotas como “adequadas”, foi criado um grupo focal composto por ciclistas, representantes da Polícia Militar, Bike Anjo, Federação Espírito Santense de Ciclismo (Fesc), Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC), Grupo Mulher de Bike, O Ciclista Capixaba e Blog Vitória Sustentável.

Foram mapeados 152,37 km de ciclorrotas, nos cinco municípios envolvidos. O mapa, que será distribuído gratuitamente, está disponível para download e pode ser acessado aqui

*Com informações do Governo do Estado

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório