Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

19 SETEMBRO 2014 - 16:30 - Cidades
  • Compartilhe

Dia Mundial sem Carro terá marcha de bicicletas em Vitória

Ciclopasseata será realizada na segunda-feira (22), com saída da Ufes, às 18h30

Por: Aline Alves

1
Marcha das Bicicletas será realizada na segunda-feira, 22 de setembro, o Dia Mundial sem Carro. Foto: Francisco Neto

Se você algum dia já se estressou por ficar parado em um engarrafamento, pode preparar o coração. A tendência é que essa situação fique cada vez mais comum no dia a dia dos brasileiros, caso a mobilidade urbana continue sem a atenção especial dos governantes. A previsão não é à toa: de acordo com levantamento divulgado no início deste ano pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil tem um carro para cada 4,4 habitantes e a indústria automobilística continua a bater recordes de produção. 

Mas essa não é só uma realidade brasileira. Para chamar a atenção da população mundial sobre questões ligadas à melhoria no trânsito, qualidade de vida e poluição, surgiu na França, em 22 de setembro 1997, o Dia Mundial sem Carro. O Brasil aderiu à iniciativa em 2001, com 11 cidades participando, inclusive Vitória. De lá para cá, os capixabas se mantêm firmes e fortes no movimento, especialmente com o apoio dos ciclistas. 

“A cada ano que passa fica mais explícito a necessidade da sociedade abandonar o automóvel. O trânsito cada vez mais abarrotado de carros e a consequente queda da qualidade de vida das pessoas é visível. A bicicleta surge como um meio alternativo de locomoção quase que automaticamente. A partir do momento que as pessoas experimentam a bicicleta como meio de transporte também enxerga-se a necessidade de fortalecer o movimento de ciclistas, devido à ainda falta de estruturas seguras para a locomoção por bicicletas no Espírito Santo”, afirma o artista e cicloativista Filipe Borba. 

Filipe faz parte do CUC (Ciclistas Urbanos Capixabas), um dos grupos organizadores da Marcha das Bicicletas, que acontecerá na próxima segunda-feira (22), dentro das atividades do Dia Mundial sem Carro. A ciclopasseata vai ter concentração às 18h30 no Teatro Universitário da Ufes, em Goiabeiras, e o trajeto será decidido no local. De acordo com Filipe, a principal reivindicação do movimento é pela melhoria nas estruturas para os ciclistas. “Há uma campanha na internet pela liberação da ciclofaixa já construída para os finais de semana e feriados durante todos os dias, para que as pessoas possam experimentar a bicicleta como meio de transporte e não apenas para o lazer”, diz. 

Durante o trajeto, os ciclistas vão entregar panfletos para conscientizar a população sobre a data e alertar os motoristas sobre a necessidade de compartilhar a rua. Afinal, conforme garante o Código Brasileiro de Trânsito, há espaço para todos e pedestres têm prioridade sobre ciclistas, assim como os ciclistas têm prioridade sobre outros veículos!

Saiba mais sobre o Dia Mundial sem Carro no site da iniciativa e no Facebook. 

Serviço
O Dia Mundial sem Carro acontece na segunda-feira, 22 de setembro. Em Vitória, a partir das 18h30 será realizada a Marcha das Bicicletas, com saída do Teatro Universitário da Ufes, em Goiabeiras. 

Em Vila Velha, entre as 9h e 17h, acontecerá o evento Vaga Viva. A proposta é transformar um trecho da Avenida Champagnat (em frente à Caixa Econômica Federal), no Centro, em uma grande área de lazer. Participe levando pufes, cangas, instrumentos musicais e jogos.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório