Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

26 AGOSTO 2014 - 11:30 - Cidades
  • Compartilhe

Cariacica discute com população sobre o destino do lixo

O seminário acontece no auditório da prefeitura do município, em Alto Laje, neste sábado (30), das 8h às 12 horas, e é aberto ao público

Por: Redação Sou ES

 

resíduosFoto: Lucas Calanzans

A prefeitura de Cariacica começa a desenhar o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que pretende definir a destinação correta do lixo da cidade. Para levar a discussão à sociedade e encontrar a melhor saída junto com os moradores, entidades e representantes da sociedade civil, a prefeitura promove neste sábado (30) o Seminário Regional Gestão Integrada de Resídios Sólidos, no auditório da Prefeitura, na sede em Alto Lage, das 8h às 12h.  

No evento será apresentada ao público a Lei 12.305/2010, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos e foi sancionada recentemente pelo Governo Federal. A nova legislação determina a criação de aterros sanitários e a extinção de lixões, que deverão seguir padrões técnicos rigorosos, voltados à preservação do meio ambiente. Essas regras devem ser instituídas no Plano, que será desenvolvido em âmbito municipal. 

Dando prosseguimento à programação do seminário, os participantes vão acompanhar a palestra “O que são os resíduos sólidos e como será elaborado o plano” e depois participarão da oficina “Limpeza pública – situação atual e o futuro para melhora da qualidade de vida da comunidade”. Os palestrantes convidados também vão explicar o que irá mudar no município e como será elaborado o novo plano, construído em parceria com a sociedade a partir deste primeiro encontro.

O seminário também irá discutir a ampliação do programa de coleta seletiva, que atende, atualmente, seis bairros do município; a logística da coleta do lixo e a fiscalização de pontos de despejo. Após esta primeira etapa de discussão de pontos e audiência pública, o plano será elaborado por uma empresa contratada pela prefeitura e entregue até o prazo final de dezembro de 2015.

Após os encontros, as propostas serão encaminhadas para uma audiência pública, que definirá os pontos do plano.  De acordo com o gerente de saneamento ambiental de Cariacica, Henderson Trancoso, a intenção é que sejam agendados vários encontros até a finalização das propostas, para que o plano conte com a participação de vários cidadãos.  “É importante que todos aproveitem para se inteirar sobre o tema e apresentar suas ideias. Após as palestras, será criada uma oficina, separando os participantes em turmas e trabalhando as melhorias que cada um irá propor”.

Serviço:
Seminário Regional Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, acontece neste sábado (30), das 8h às 12 horas, no auditório da Prefeitura Municipal de Cariacica. Endereço: BR 262, nº3.700, km 3, Alto Lage. Mais informações no telefone: 3346 6395

*Com informações da Prefeitura de Cariacica

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório