Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

25 AGOSTO 2014 - 13:50 - Cidades
  • Compartilhe

Saiba como manter uma conta corrente sem pagar taxas ao banco

Ao abrir uma conta bancária, o consumidor pode optar pelo pacote de serviços essenciais, que inclui diversas transações mínimas, sem cobrar tarifas mensais por isso

Por: Redação Sou ES

banco

Utilizar os serviços bancários, seja para receber um salário ou economizar algum dinheiro, já se tornou hábito na vida de muitas pessoas. O que nem todos sabem é que é possível manter uma conta corrente sem pagar taxas extras ao banco por isso. Existem diferentes tipos de pacotes padronizados que podem incidir ou não na cobrança de tarifas mensais.

É importante que o consumidor avalie as condições de contratação e pesquise qual tipo de serviço melhor se encaixa com seus objetivos. Quem optar por utilizar dos chamados “serviços essenciais” poderá usufruir, sem pagar taxas extras, de: cartão de débito, dez folhas de cheque por mês, compensação de cheques, quatro saques ao mês, dois extratos no caixa eletrônico, duas transferências entre contas do mesmo banco por mês, consultas ilimitadas pela Internet e extrato consolidado discriminado, mês a mês, uma vez ao ano.

“Os correntistas podem mudar a qualquer momento o pacote de serviços adquirido no momento de abertura da conta. Se o consumidor tiver dificuldade para transformar sua conta paga para o perfil gratuito, deve registrar uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor”, informa o diretor jurídico do Procon Estadual, Igor Britto.

Os serviços tarifados são regulados pelo Banco Central do Brasil, que obriga os bancos a esclarecerem aos correntistas o valor individual de cada serviço incluído, o total de utilização admitido e o preço estabelecido para o pacote. O consumidor precisa estar atento, pois as transações que excederem os limites estabelecidos nos pacotes serão tarifadas.

Porém, Igor Britto afirma que “se forem constatados descontos indevidos, a orientação é que o consumidor procure o banco e solicite esclarecimentos, o cancelamento da cobrança e a restituição dos valores pagos indevidamente”. As reclamações, também, podem ser registradas pessoalmente na sede do Procon Estadual, em Vitória e em Cariacica, ou pelo site do Instituto.

*Com informações do Governo do Espírito Santo

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório