Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

25 AGOSTO 2014 - 13:30 - Cidades
  • Compartilhe

Seminário vai discutir políticas para pessoas com deficiência

O evento é aberto ao público e vai contar com especialistas para discutir meios de inclusão e acessibilidade para deficientes

Por: Redação Sou ES

deficientesFoto: Diego Alves

Para marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, acontece no dia 17 de setembro, das 8 às 17 horas, um seminário para discutir ações voltadas para deficientes e a importância da família e da sociedade nesse desafio. O evento é aberto ao público e vai contar com especialistas para os debates referentes a políticas públicas e inclusão social, além de militantes da causa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro, no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, e na Casa dos Conselhos, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 18 horas, ou pelo e-mail seminario.comped@gmail.com. O seminário acontecerá no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), na Reta da Penha, em Santa Lúcia.

O evento traz o tema “a construção de valores e fortalecimento da cidadania” e contará com a participação de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) e profissionais da assistência social. A programação inclui a palestra do representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Isaías Dias, que vai falar sobre "A Trajetória das Pessoas com Deficiência: Avanços e Desafios da Antiguidade à Contemporaneidade".

Em seguida, vai acontecer a palestra "O Papel da Família e da Sociedade no Processo de Inclusão das Pessoas com Deficiência nas Políticas Públicas", ministrada pela professora doutora, Lilian Pereira Menenguci, tendo como mediadores Placidino Gomes de Oliveira Júnior e Durvalina Maria Sesari Oliosa.

O evento também proporciona um debate com o tema "Os Principais Avanços e Desafios na Implementação e Execução das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência no Município de Vitória", que será aberto para a participação de todos os presentes.

História
O dia 21 de setembro foi instituído como Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes através de uma ação do Conade. A data propõe a reflexão da sociedade sobre o tema e foi escolhida pela proximidade com a primavera e com o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Inscrições
As inscrições deverão ser feitas até o dia 10 de setembro, das 8 às 18 horas, no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), localizado na Rua Professor Fernando Duarte Rabelo, 70, no bairro Segurança do Lar, ou na Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Desembargador Santos Neves, 1489, Praia do Canto. Há também a possibilidade de realizar a inscrição pela internet, através de contato pelo email seminario.comped@gmail.com.

Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD): 3327 5236 / 3327 9102

Casa dos Conselhos: 3382 6178 / 3328 6179

*Com informações da Prefeitura de Vitória

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório