Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

22 AGOSTO 2014 - 16:00 - Cidades
  • Compartilhe

Carro ‘fumacê’ inclui mais 21 bairros na rota de Vitória

 Carros percorrerão os bairros para aplicar inseticida e eliminar os mosquitos transmissores de doenças

Por: Redação Sou ES

carro
O carro vai passar pelos bairros entre três e seis horas da manhã | Foto: André Sobral

Embora não estejamos no verão – período de maior incidência de doenças transmitidas por mosquitos em países tropicais – em locais de clima tão quente durante todo o ano, como é o caso do Espírito Santo, o controle não pode parar. Com essa consciência, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental de Vitória (CVSA) inicia nesta sexta-feira (22) novas aplicações de inseticida com o carro fumacê, em 21 bairros da capital. A programação vai até o dia 26 de agosto e a rota inclui bairros como Gurigica, Caratoíra, Santo Antônio e Conquista.

Conhecido como fumacê, o carro transporta os equipamentos que pulverizam o inseticida em névoa e mata os insetos adultos, enquanto estão voando. O mosquito, da família dos culicídeos, tem hábitos específicos e costuma aumentar suas atividades ao pôr do sol. Assim, para que a aplicação seja eficaz e cumpra o objetivo, o CVSA lança o inseticida nos bairros entre as três e seis horas da manhã, horário de plena atividade dos mosquitos e também de pouca circulação de carros e pessoas, o que favorece o alcance do produto.

O mosquito comum, ou pernilongo, apesar de não transmitir nenhum tipo de doença, tem uma picada dolorida e produz um "barulhinho" que incomoda os moradores. Portanto, a iniciativa da prefeitura não se resume à prevenção de doenças, pois visa, também, o bem estar dos moradores de maneira geral.

O mosquito se reproduz em criadouros com água parada e, apesar das ações de combate realizadas pelo CVSA, a participação da população na vistoria de suas residências é indispensável para o efetivo controle do mosquito.

Veja a programação completa das rotas do carro fumacê nesta semana

22/08: Jardim da Penha e Pontal de Camburi
23/08: Gurigica, Consolação, Horto, Monte Belo, Bento Ferreira, Jesus de Nazareth, Praia do Suá
25/08: Caratoíra, Ariovaldo Favalessa, Ilha do Príncipe, Santa Teresa, Morro do Quadro, Santo Antonio
26/08: Conquista, Resistência, Joana D’Arc, Santa Marta, Andorinhas, Santa Luiza, Gurigica

*Com informações da Prefeitura de Vitória

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório