Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

19 AGOSTO 2014 - 14:00 - Cidades
  • Compartilhe

Domingo é dia de ‘pedalaço’ em Vitória

O evento Pedalar para Respirar chega à sexta edição no domingo (24), com saída da Praça do Papa em direção ao Parque Moscoso, em Vitória

Por: Redação Sou ES

bke

Para incentivar o uso da bicicleta e estimular a prática da carona solidária, a Câmara de Desenvolvimento Lojista Jovem de Vitória (CDL Jovem) realiza, no próximo domingo (24), o 6º Pedalar para Respirar. O pedalaço vai sair da Praça do Papa, na Enseada do Suá, em direção ao Parque Moscoso, no Centro do Vitória, às 9 horas da manhã, e vai contar com equipes de apoio e ações de conscientização ambiental. Os participantes também poderão aferir a pressão e concorrer a um sorteio de bikes no final do trajeto. Para realizar a inscrição, basta doar dois quilos de alimento não perecível.

Além dos benefícios à saúde trazidos pelo hábito de pedalar, o evento pretende chamar atenção também para questões ambientais, como a poluição proveniente do excesso de veículos no país. O número de carros não para de crescer, e o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes, totalizando 45,4 milhões de unidades, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“O uso excessivo do carro provoca inúmeros problemas, como poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, perda de tempo em congestionamentos e acidentes. Queremos estimular uma vida saudável e chamar a atenção do poder público para a necessidade de criação e adequação de ciclovias interligadas na cidade”, afirmou o presidente da CDL Jovem, Adriano Ohnesorge, que fez questão de ressaltar que a intenção é explorar o cicloativismo como uma eficiente forma de melhorar a qualidade do ar e a mobilidade urbana.

Ohnesorge também ressaltou que, ainda hoje, a maioria dos automóveis leva apenas uma pessoa, o que agrava a situação nas vias da capital. Em Vitória, já são 351 veículos por mil habitantes, uma frota total de 122.229 automóveis. Mas reforça que, para que as bicicletas sejam utilizadas por mais ciclistas frequentemente, é preciso algumas medidas públicas de segurança e estrutura.

“A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. Porém, a nossa infraestrutura para o uso desse veículo ainda é precária. Há pouquíssimos bicicletários, as ciclovias são quase inexistentes e poucas empresas dispõem de vestiários para incentivar seus funcionários a ir de bicicleta para o trabalho”, afirma Adriano.

Como participar
Para participar do Pedalar para Respirar, basta doar dois quilos de alimentos não perecíveis ou uma lata de leite em pó em uma das farmácias da rede Mônica ou na loja Armazém da Bicicleta, na Avenida Leitão da Silva. O ciclista receberá um tíquete para retirar o kit do pedalaço, que contém camisa, viseira e água. Os kits serão entregues na Praça do Papa, a partir das 8 horas da manhã.

Na concentração, haverá distribuição de água e uma mesa de frutas à disposição dos participantes, que farão alongamento auxiliados por um professor de Educação Física.

Para garantir a segurança dos ciclistas, a Guarda Municipal vai organizar o trânsito durante todo o trajeto, e também haverá ambulância e caminhão de apoio. Além disso, membros da Federação Capixaba de Ciclismo estarão presentes no evento, com camisas diferenciadas, formando um cordão de isolamento para manter a unidade do grupo.

*Com informações da CDL Jovem Vitória

Serviço
A 6ª edição do Pedalar para Respirar, promovida pela CDL Jovem, acontece no próximo domingo (24), às 9 horas, com saída da Praça do Papa, na Enseada do Suá, em direção ao Parque Moscoso, no Centro de Vitória. Para mais informações sobre o pedalaço, acesse a Agenda do Sou ES.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório