Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

11 AGOSTO 2014 - 15:00 - Cidades
  • Compartilhe

Agosto Azul: tabagismo e saúde masculina são focos da campanha

O objetivo é chamar atenção dos homens para que mantenham cuidados com a saúde. A Prefeitura de Vitória resolveu focar nos malefícios provocados pelo cigarro Agosto Azul: tabagismo e saúde masculina são focos da campanha

Por: Redação Sou ES

homem

Inspirados na campanha “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção de mulheres para a prevenção e diagnóstico do câncer de mama, o mês de agosto pretende incentivar que homens busquem cuidar da saúde. A iniciativa é chamada de “Agosto Azul” pretende motivar uma mudança cultural, que não separe por gêneros a busca por atendimento médico e que, assim, homens verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave.

A campanha já é bastante popular em todo o Brasil e, entre as cidades que aderem ao mês temático, cada uma escolhe a principal bandeira. Em Vitória, o foco será nos malefícios do tabagismo e na realização de exames de rotina.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Vitória (Semus), a campanha Agosto Azul está recebendo várias atividades nas unidades de saúde ao longo do mês, que vão desde orientações para a prática de atividades físicas e combate ao tabagismo até a realização de exames preventivos, como testes para diabetes, hipertensão, AIDS e hepatite, todos disponíveis na rede pública de saúde e que podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.

O foco da campanha este ano na capital, o tabaco, é um dos principais responsáveis pelas mortes das pessoas em todo o mundo. Segundo a Semus, a discussão do tema tem como objetivo alertar para a importância da adoção de hábitos saudáveis para uma vida com mais qualidade e longevidade.

Vitória também recebe a cor do mês. O relógio da Praça Oito, a torre da Escelsa, a Ponte da Passagem, o Palácio Anchieta, o Viaduto Caramuru e a Prefeitura de Vitória ganham tom azul, como um alerta à importância da promoção de ações que gerem melhor qualidade de vida à população masculina.

agosto

Na Unidade de Saúde (US) de Maria Ortiz, a programação começou no dia 1º e foi direcionada a pessoas com idade acima de 40 anos. O intuito é convidar os fumantes a participarem do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT) e explicar a importância de realizar exames de pressão arterial e de prevenção ao câncer de próstata, além de testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis. Já a unidade de saúde oferece exames laboratoriais, consultas com dentistas, aferição de pressão arterial e glicose e marcação de consulta médica para retorno e apresentação dos exames. Outras unidades que também irão aderir à campanha são as de Resistência e Jardim da Penha, que farão atividades em relação aos riscos e consequências do tabagismo com medição do monóxido de carbono.

 As unidades de Santo Antônio e Vitória/Centro farão, no final do mês, uma grande ação para os trabalhadores portuários com orientação ao tabagismo, álcool e drogas, aferição de pressão e glicemia e testes rápidos de HIV e sífilis. Os portuários serão acolhidos com café da manhã, sorteio de brindes e brincadeiras alusivas ao tema prevenção.

Tratamento para todos
Quem quiser aproveitar o estímulo extra e parar de fumar deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para ser encaminhado até um dos ambulatórios especializados no tratamento da pessoa tabagista. O tratamento é realizado por profissionais de Saúde especializados na área e tem a duração de cerca de um ano, com atendimento psicológico e com medicamentos.

Vale lembrar que essa não é uma iniciativa somente da capital capixaba. Procure informações sobre o Agosto Azul no posto de saúde mais próximo de sua casa e participe da campanha!

*Com informações da Prefeitura de Vitória

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório