Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

22 JULHO 2014 - 15:20 - Cidades
  • Compartilhe

34ª Festa do Colono agita Santa Maria de Jetibá

A festa homenageia a tradição pomerana no município com comidas, músicas e danças típicas da cultura, além de shows locais e nacionais

Por: Redação Sou ES

boscoA dupla sertaneja João Bosco & Vinicius é uma das atrações da 34ª Festa do Colono

O município de Santa Maria de Jetibá está em festa! A partir desta quinta (24) até domingo (27), a 34ª edição da Festa do Colono demarca traços da cultura pomerana na cidade, com exposição agrícola, comidas típicas, muita concertina, dança pomerana e shows locais e nacionais, com atrações do nível de Falamansa, Lion Jump e João Bosco e Vinícius. Além da extensa programação, neste ano a festa tem, literalmente, uma grande novidade: o lançamento da “Maior Omelete das Américas”, feita com 15,5 mil ovos.

A ideia de produzir a omelete veio para simbolizar a produção agropecuária de Santa Maria de Jetibá, que hoje é a maior cidade produtora de ovos do Espírito Santo e segunda maior do Brasil. No entanto, a representatividade do munícipio vai muito além, já que é também destaque na produção de hortaliças, morango, gengibre e na agricultura orgânica.

A famosa frigideira gigante do Espírito Santo será mais uma vez a base para a realização de um projeto que ultrapassa as fronteiras do Brasil, mas com estrutura modificada para dar conta da demanda dobrada. O desafio do preparo de uma omelete com 15,5 mil ovos é digno de recorde. A receita será feita com 500 ovos a mais do que o prato que guarda o título de maior omelete do mundo, produzido por argentinos da cidade de Pigüé.

Maior Omelete das Américas

omeletePreparação do omelete | Foto: divulgação

A omelete, que já virou atração principal da festa, poderá ser adquirida no domingo (27) a partir das 10 horas, mas, ao meio dia, serão disponibilizadas porções gratuitas do prato que representa a tradição rural do município. Para que tudo saia de acordo com o planejado, os organizadores realizarão um “esquenta” da frigideira na tarde de sexta-feira (25), no Centro de Eventos de Santa Maria de Jetibá, onde acontecerá toda a festa. A partir das 19 horas, o prato poderá ser saboreado gratuitamente, por cerca de mil pessoas.

De acordo com o secretário de Agricultura de Santa Maria de Jetibá, Manfredo Krüger, a cidade conta hoje com 140 granjas, 10 milhões de aves e um volume de 10 milhões de ovos por dia.

Já para o prefeito, Eduardo Stuhr, a projeção da maior omelete das Américas traz uma nova e importante referência para o município. “Sempre que falarmos de Festa do Colono, a partir desta festa, lembraremos da Maior Omelete das Américas, será um marco para o município. Vamos mostrar para o mundo a força da nossa avicultura”, destaca, animado, o prefeito.

Sob o comando do chef Gilson Surrage, a Maior Omelete das Américas será preparada em uma frigideira gigante, toda construída em aço, com fundo de 3 metros de diâmetro, 20 centímetros de altura e peso de 400 kg. “A base dos ingredientes é similar à receita preparada no ano passado (primeira vez em que a omelete foi produzida), mas o volume, desta vez, será dobrado, o que é sempre um desafio na hora de apurar o sabor e controlar a temperatura para o cozimento uniforme do prato”, ressaltou o chef.

Na receita estão: 15.500 ovos, 75 Kg cebolas, 22 litros de óleo, 8 litros de azeita extra virgem, 60 kg de manteiga, 7 kg de sal, 3 kg de alho, 90 maços de cebolinha picada, 45 maços de salsa picada e 45 maços de ervas aromáticas. A estimativa é que a receita final chegue ao peso de 600 quilos e sirva cerca de 3 mil pessoas.

A cidade e onde ficar
Santa Maria de Jetibá está localizada a 80 quilômetros da capital Vitória, na região das montanhas. A cidade pequena e acolhedora tem grande representatividade de moradores da cultura pomerana e sua economia é baseada na produção agrícola e caseira. O clima é agradável, com um friozinho que já chegou a registrar 10 graus nesta época do ano.

A 34ª Festa do Colono de Santa Maria de Jetibá é mais uma oportunidade de conhecer esta cidade, que é encantadora. Além das atrações da festa, o clima e os pontos turísticos do município misturam beleza, leveza e história. Clique aqui e conheça opções de hospedagem

Serviço
A 34ª Festa do Colono de Santa Maria de Jetibá acontece entre os dias 24 e 27 de julho, no Centro de Eventos de Santa Maria de Jetibá/ES, com Falamansa, Lion Jump, João Bosco e Vinícius e outras atrações. Para conhecer a programação completa da festa, acesse aqui a Agenda Sou ES.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório