Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

22 JULHO 2014 - 12:00 - Cidades
  • Compartilhe

Instituto Jacarenema promove limpeza na Praia da Costa

Alterando o cronograma inicial de limpeza dos balneários da Grande Vitória, o instituto visita, neste domingo (27), a Praia da Costa, em Vila Velha

Por: Karolina Lopes

jacarenemaFoto: divulgação

Com o lema “o seu dever é manter seu ambiente limpo, o nosso é limpar locais aonde você nem imagina que exista lixo”, o Instituto Jacarenema promove mais um dia de limpeza de áreas naturais neste domingo (27), na Grande Vitória. Inicialmente, o cronograma previa que esta ação fosse realizada na praia da Bacutia, em Guarapari, mas, por questões de logística, a atividade precisou ser reagendada para a Praia da Costa, em Vila Velha, a partir das 9 horas da manhã.

As atividades incluem plantio de mudas nativas na restinga da orla, limpeza e coleta de detritos e instalação de placas informativas sobre o meio ambiente. Para quem quiser participar da ação, o ponto de encontro do grupo será próximo à Fioretto Sorvetes. Os voluntários recebe rão material de trabalho (luvas, sacolas etc), água e lanche.

A realização do projeto Jacarenema se viabilizou no início deste ano, quando o idealizador, Petrus Lopes, venceu uma seleção da Ambev, pelo projeto TOP Skol – Transtorno Obsessivo Por Praias. A ideia da cervejaria era treinar e financiar ideias associadas à limpeza de praias. Esta contemplação possibilitou que o Instituto organizasse um cronograma de 12 ações de limpeza em áreas naturais pela Grande Vitória e, após um treinamento feito no Rio de Janeiro, as atividades foram iniciadas em junho, quando aconteceu a primeira ação de transformação visual e natural do meio ambiente, na Praia Dulé, em Guarapari. 

“A nossa ideia é chamar atenção sobre a necessidade de conservar nossas áreas naturais, como praias, lagoas, ilhas, rios e morros das nas cidades; sensibilizar as pessoas sobre as várias formas de poluição e orientá-las sobre como atuar para diminuir seus efeitos nocivos”, ressaltou Petrus.

jacarenemaFoto: divulgação

O Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental contra, também, com a ajuda da Igreja Bola de Neve, instituição religiosa que tem boa parte dos integrantes ligados ao surf. A campanha de limpeza de áreas naturais é executada em três momentos. Primeiro é realizado o plantio de 30 mudas aroeiras, espécie resistente às adversidades da natureza (sol, escassez de água e solo pobre). Depois é feita a coleta de micro lixo, resíduos que o trator da limpeza pública não consegue coletar (guimba de cigarro, lacres de garrafas, embalagem de canudo e palitos de madeira) e, por último, os militantes fazem a instalação de placas informativas sobre o uso de áreas naturais, com mensagens como: “Ligue seu esgoto na rede coletora’’, “Lixo na praia atrai ratos, baratas e contamina a areia da praia” e “Lixo na praia mata tartarugas, pingüins e golfinhos”. Para mais informações, acesse o site da instituição ou a página no Facebook

Serviço
A próxima ação do Instituto Jacarenema acontece na Praia da Costa, em Vila Velha, das 9 às 11 horas. As atividades envolvem plantio de mudas, limpeza de detritos e instalação de placas informativas. Para a programação completa de ações, acesse aqui a Agenda Sou ES.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório