Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

14 JULHO 2014 - 10:30 - Cidades
  • Compartilhe

Ponte de Camburi ganhará ciclovia ainda em 2014

Trecho vai facilitar o acesso dos ciclistas da Praia do Canto à orla de Camburi

Por: Aline Alves

1
Obras da ciclovia da Ponte de Camburi já começaram. Foto: André Sobral

Quem costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte ou lazer em Vitória, sabe que muita coisa ainda precisa ser feita para dar aos ciclistas segurança suficiente para trafegar. Além da construção de novas ciclovias, uma das principais reivindicações é justamente fazer as ligações entre as vias já existentes.

Um desses trechos é a Ponte de Camburi, que liga a Praia do Canto ao calçadão. De acordo com informações da Prefeitura de Vitória, até o final do ano serão construídos no local 650 metros de ciclovia. As obras já começaram e, apesar da extensão ser pequena, são envolvidas etapas complexas, como a construção de um muro de arrimo (contenção) próximo ao canal, para aumentar a largura do calçadão, e a ampliação da calçada na ponte.

Além disso, para manter as três faixas de rolamento de veículos existentes na Avenida Saturnino de Brito sem alterar a velocidade média permitida para o local, será necessário reduzir a largura da pista e do canteiro central.

1
Trecho que está em obras. Foto: André Sobral

"O uso de bicicletas na cidade de Vitória é uma ação de sucesso na questão da mobilidade urbana. A ciclofaixa de 15,7km (entre o Tancredão e Jardim Camburi) aos domingos e feriados é sucesso absoluto, com mais de mil ciclistas participando. Vamos implantar a cultura do uso da bicicleta no dia a dia da cidade", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que completou: "Essa ciclovia é fundamental e muito importante porque vai fazer a ligação entre os dois trechos das maiores ciclovias já existentes na cidade".

Ao final da obra, o trajeto terá uma calçada com 1,30 metro de largura, uma ciclovia de 2,50 metros de largura e um canteiro de 80 centímetros, que tem como finalidade criar uma barreira entre a ciclovia e as faixas de rolamento de veículos. Segundo a prefeitura, a meta é ampliar a oferta de ciclovias dos atuais 29 quilômetros para 61 quilômetros até 2016.

Sinalização
Durante a obra, todos deverão obedecer a sinalização existente. Pedestres e ciclistas terão um passeio provisório, com largura mínima de 1,20 metro delimitado por cercas de isolamento cor laranja, fixadas a cada 3 metros.

A velocidade máxima dos veículos no local será reduzida. O limite da faixa de veículos será estabelecido por tela de proteção na cor laranja, com lâmpadas de segurança a cada 2 metros.

*Com informações da Prefeitura de Vitória

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório