Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

17 JUNHO 2014 - 12:30 - Cidades
  • Compartilhe

Hoje faz um ano do #VemPraRua em Vitória

Grande ato público, que mobilizou a sociedade capixaba e fechou a Terceira Ponte, completa um ano nesta terça

Por: Redação Sou ES

1

Era segunda-feira, 17 de junho de 2013. Milhares de pessoas estavam concentradas em frente ao Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O destino? As ruas de Vitória.

Após os grandes protestos em São Paulo, embalados pelo lema “Não é por 20 centavos”, do Movimento Passe Livre, o país viu acontecer a maior manifestação desde a era Collor. O Espírito Santo se uniu aos demais estados e também fez história.

No pátio do campus da Ufes havia muita gente. Cartazes, faixas, bandeiras, balões, rostos pintados. Quando o ponteiro marcou seis e meia, a multidão seguiu pela Avenida Fernando Ferrari, passando pela Reta da Penha, e tomou rumo à praça do pedágio.

A multidão dominou as ruas e a ponte. Com as cancelas da Terceira Ponte abertas, o destino mudou de rota, e foi parar próximo a casa do governador Renato Casagrande, no final da Praia da Costa.

Vinte mil pessoas participaram deste primeiro ato. Em seguida, no dia 20 de junho, outra movimentação - ainda maior - tomou conta da cidade. Sobraram críticas, pedidos e reclamações.

Foi nesse dia que Vitória se tornou um campo de batalha, e uma verdadeira guerra sem limites aconteceu. No Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), houve tumulto. As cancelas do pedágio da Terceira Ponte foram destruídas.

Tempo depois, durante doze dias, cerca de cem manifestantes estiveram na ocupação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O foco era o fim do pedágio na Terceira Ponte.

Hoje, 17 de junho de 2014, o que mudou? Em Vitória, até o momento, a tarifa continua a mesma. Os estudantes conseguiram passe livre. O pedágio não existe mais. Mão não podemos esquecer que ainda há uma lista sem-fim esperando o gigante acordar novamente.

Comentários

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
 
Allana Allana
18/06/2014 às 15h04 Responder

Ótimo texto, pena que gigante agora só sai da frente da tv depois da copa. E espero que ele faça alguma coisa antes de outubro, né!? Se não aí sim é que estamos lascados.