Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

22 MAIO 2014 - 15:00 - Cidades
  • Compartilhe

Viva a Colonização do Solo Espírito-Santense!

Festa em Vila Velha comemora o aniversário da cidade e a data em que Vasco Coutinho desembarcou no Estado

Por: Redação Sou ES

Nesta sexta-feira (23), o Estado comemora 479 anos de colonização, e a cidade de Vila Velha está em festa. O município canela-verde tem uma programação especial para festejar o aniversário. A atração principal é a banda Casaca, que lança seu primeiro DVD em casa. E aí, que tal conhecer um pouco da história e dos atrativos da vizinha da capital?

A Colonização do ES
Há 478 anos, 11 meses e 29 dias, o português Vasco Coutinho desembarcou sua navegação em uma terra “desconhecida” e habitada por nativos. Esse local onde hoje conhecemos como Prainha, em Vila Velha, foi o começo oficial de um estado abençoado e que recebe o nome de Espírito Santo.

Vasco Fernandes Coutinho
Vasco Fernandes Coutinho foi o primeiro donatário do ES

Veja a programação completa da festa em Vila Velha

O nome Espírito Santo se deve ao período religioso (oitava de Pentecostes). A homenagem a terceira pessoa da Santíssima Trindade foi escolhida por Vasco Coutinho. Ele organizou uma divisão da capitania em terras abandonadas para 60 colonizadores que vieram de Portugal, com o intuito de promover a agricultura e a produtividade. O açúcar foi o principal produto do Estado por três séculos. A partir de 1850, o café se tornou o carro-chefe do Espírito Santo.

Principais atrativos

Convento da Penha - Construído sobre um rochedo em 1558 pelo Frei Pedro Palácios, o Convento da Penha é um dos maiores símbolos de Vila Velha. É considerado o marco da arquitetura do período colonial brasileiro e foi tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1943.

Convento da Penha

Morro do Moreno - Utilizado na sinalização para a entrada de navios na Baía de Vitória em outras épocas, hoje, ao invés de defesa de ataques dos navios, o morro de 184 metros é perfeito para saltos de parapente, asa-delta e para a prática de escalada.

Morro do Moreno

Praias – A faixa litorânea do município é extensa e fica a três quilômetros do Centro.

Praias

Confira aqui outras informações sobre Vila Velha

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório