Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

26 AGOSTO 2019 00:00 Cultura
  • Compartilhe

14ª Festa da Imigração Italiana acontece neste domingo (1º)

Com entrada gratuita, o evento acontecerá em Anchieta com muitas comidas típicas e vinhos, além do tradicional desfile da Carretela Italiana.

Por: Redação Sou ES

im
O evento será realizado na vila de Alto Pongal, marcada pela imigração italiana | Foto: Prefeitura de Anchieta

O município de Anchieta já está com tudo preparado para receber a 14ª edição da Festa da Imigração Italiana, que acontece todos os anos em Alto Pongal. Além de deixarem a vila com decoração temática, os moradores da região irão confeccionar os carros para o desfile da Carretela Italiana. A festa tem estrada gratuita.

A programação oficial do evento terá início no domingo (1º), às 8 horas, com a realização da Senta Missa, seguida da abertura da praça gastronômica. Durante todo o dia, uma série de shows e apresentações culturais irá animar o público. A programação também contará com o desfile para escolha da chamada “bela bambina”, a jovem mais bela que irá representar a comunidade. Também haverá moda de viola e o tradicional Sopão do Nono, às 20 horas.

A Carretela da Imigração, que acontecerá às 16 horas, é um desfile italiano, que reúne membros da comunidade e visitantes vestidos a caráter. Eles passeiam em carros alegóricos decorados e contam a história da vila. Nos últimos anos, a carretela vem contando a origem da imigração na região. O desfile é animado com muita música, regada a vinho e comidas típicas italianas. Os participantes que adquiriam o passaporte, desfilam na caretela com direito a comidas típicas e vinho de graça durante todo o percurso.

Programação preliminar
No mesmo fim de semana da Festa da Imigração Italiana, acontecerá a 15ª Caminhada dos Passos dos Imigrantes, que iniciará na sede de Anchieta e percorrerá, durante dois dias, 41 quilômetros até a comunidade de Alto Pongal, onde os participantes serão recepcionados. As inscrições para a caminhada dever ser feita no Centro Cultural Anchieta.

Para participar da Caminhada Passos dos Imigrantes é necessário efetuar a inscrição, que é gratuita. O formulário pode ser baixado aqui e enviado para o e-mail secturismoanchieta@gmail.com, entregue pessoalmente na prefeitura Municipal de Anchieta, na secretaria de Turismo ou ainda no dia da caminhada, na saída Praça dos Imigrantes e em Serra das Graças.

Confira a programação da 14ª Festa da Imigração Italiana:

27/08 – TERÇA FEIRA
19h – Sessão Solene em comemoração ao Dia Municipal da Imigração Italiana e entrega da “COMENDA NONNA ADÉLIA”, na Câmara Municipal dos Vereadores;

31/08 – SÁBADO
07h – Saída da 15ª Caminhada dos Passos dos Imigrantes, da Praça dos Imigrantes - Porto de Cima (1º dia);

01/09 – DOMINGO
07h - Saída da 15ª Caminhada dos Passos dos Imigrantes da Comunidade Serra das Graças (2º dia);
08h – Santa Missa;
10h – Abertura do Espaço Gastronômico com a medição do “ESCUDIGUIM GIGANTE”;
10h30 – Recepção dos Andarilhos dos Passos Dos Imigrantes;
11h – Almoço típico italiano com apresentação do Grupo de Dança Italiana;
12h – Apresentação Coral “Bambinos de Pongal”, da E.M.E.B “Tia Marlene Petri”;
13h – Concurso “La Bella Bambina”;
14h – Show com Miguel Machado e Gabriel;
16h- Desfile da Carretela da Imigração Italiana;
17h- Show banda Giocco di Morra
19h- Show com João Victor e Vinícius
20h- Tradicional Sopão do Nono

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório