Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

12 AGOSTO 2019 00:00 Cotidiano
  • Compartilhe

Games na educação: tendência ganha espaço no ES

A partir do próximo ano letivo, o Sesi-ES utilizará, em sala de aula, um jogo que simula etapas de funcionamento de um processo produtivo de uma empresa. Confira!

Por: Isabella Mariano

Com informações do SESI-ES.

1

Encarar o aprendizado como um processo complexo e de múltiplas facetas é essencial para uma educação eficiente, capaz de incentivar a criatividade e o raciocínio lógico em cada indivíduo. É pensando nisso que diversas escolas têm adotado o uso de jogos digitais em suas metodologias de ensino. O resultado é a formação de um ambiente de aprendizado lúdico, descontraído e divertido.

Essa será a realidade dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Médio do Sesi-ES a partir do ano que vem. O objetivo da instituição é utilizar em sala de aula um jogo chamado Lean Game, desenvolvido pelo Instituto Senai de Tecnologia do Espírito Santo (IST) em parceria com a Arcelor Mittal e a Indústria de Tecnologia do Estado.

Segundo a psicóloga Ariela Tessarolo, o fato de crianças e adolescentes terem tido maior acesso a jogos e plataformas digitais faz com que diminua, para eles, o valor das atividades mais tradicionais utilizadas na educação. “Os educadores têm necessitado do uso maior da criatividade para promover o processo de aprendizagem por competir com esses outros estímulos e os jogos são comumente usados em momentos de lazer e prazer, assim, transformam-se por pareamento em atividades prazerosas”, afirma.

2
Os alunos puderam experimentar um piloto do game | Foto: SESI-ES

O objetivo do game é difundir a cultura do Lean Manufacturing, ou manufatura enxuta, que trabalha com ferramentas de melhorias contínuas na produtividade de empresas. O jogo simula o funcionamento de um processo produtivo de uma empresa e os participantes devem, ao longo da atividade, aplicar conceitos de manufatura enxuta para otimizar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.

“O foco é criar um cidadão, um profissional que esteja conectado com os desafios do setor produtivo e que vá contribuir, e muito, para o aumento da produtividade do nosso Estado e do Brasil. Uma aliança poderosa da Findes, Senai e do Sesi, por uma cultura voltada à produtividade”, comenta o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro. Assim, conceitos como padronização, o programa de gestão de qualidade empresarial 5S, Troca Rápida de Ferramenta (TRF), Kanban, entre outras ligadas ao universo da Indústria 4.0, passarão a fazer parte do dia-a-dia dos jovens no Sesi-ES.

3
O objetivo é ensinar de forma lúdica conceitos presentes no cotidiano de uma empresa | Foto: SESI-ES

O Lean Game pode ser acessado por meio de internet, no computador ou dispositivos móveis, e está sendo preparado para já funcionar nas escolas no próximo ano letivo do Sesi-ES. Trata-se de ferramenta extra de aprendizagem que poderá ser utilizada em laboratório, sala de aula ou mesmo em casa como reforço do conteúdo ensinado durante as aulas.

Para a psicóloga Ariela, o uso de jogos digitais tem se mostrado eficaz para fins didáticos. “No contexto educacional, o educador necessita promover um ambiente que facilite a possibilidade do aprender e o uso de games tem se mostrado eficaz quando possuem objetivo didático explícito e quando são adotados de forma adequada, principalmente por terem esse aspecto prazeroso. Assim, com metodologia, objetivos, estratégias e coerência é um estímulo capaz de aumentar a potência do aprendizado”, explica.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório