Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

29 JULHO 2019 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Livro que incentiva produção literária é lançado em Vitória

O livro “Uma palavrinha” será lançado no dia 3 de agosto, sábado, a partir das 16h30, no Parque Moscoso, em Vitória.

Por: Redação Sou ES

1

Você já ouviu falar sobre o “medo da folha em branco”? Trata-se de um bloqueio criativo que atinge pessoas que querem escrever textos literários, mas acabam criando uma trava mental por diversas razões. Em busca de desafiar esse bloqueio, um grupo de escritoras criou o livro “Uma Palavrinha”, que conta com diversos exercícios literários. O lançamento acontecerá no dia 3 de agosto, sábado, a partir das 16h30, no Parque Moscoso, em Vitória.

Idealizado pelas escritoras do grupo Boas de Prosa, Aline V. Miranda, Isabella Mariano e Juane Vaillant, o livro é um material interativo que busca incentivar a leitura e a escrita literária, além de ajudar quem quer começar a escrever ou treinar a escrita. Para as autoras, o bloqueio criativo não é tão incomum e pode ser quebrado com a ajuda de alguns estímulos específicos.

A escritora e produtora audiovisual, Juane Vaillant, conta que sua motivação para escrever o livro foi a certeza de que qualquer pessoa pode fazer literatura. “Mesmo que não queria ‘seguir carreira’. Além disso, a literatura é uma forma eficaz de auto-conhecimento e reflexão. Eu gostaria que as pessoas parassem de ver literatura e escrita como algo complicado e distante”, afirma

2

Além de ser um livro autoral que reúne diversos gêneros literários como conto, crônica, poesia e cartas, a obra conta com uma proposta pedagógica, com diversos exercícios literários. Nele, o leitor é convidado a conhecer os processos criativos das autoras, traçar um comparativo entre seus estilos literários e se aventurar no caminho que elas percorreram para chegar até ele.

“Com o livro, eu pretendo alcançar primeiramente os leitores ativos que acham que nunca escreverão tão bem como suas referências e mostrar que cada um tem sua forma de escrever e que a literatura clássica é só uma delas”, afirma Juane. Em uma espécie de diálogo com as escritoras do grupo Boas de Prosa, o leitor se transforma em escritor ao ser convidado a desenvolver uma série de textos a partir de dicas que dialogam muito com o cotidiano.

Os livros serão vendidos pelos valor de R$20 no evento que contará ainda com sarau com o coletivo Slam Nísia. Para saber mais, acesse www.boasdeprosa.com.br.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório