Foto: Instituto Baleia Jubarte
Além de ser conhecido por suas belezas naturais de tirar o fôlego, o Espírito Santo se torna ainda mais especial por ser território de nascimento de baleias-jubartes. Por conta disso, todos os anos, entre os meses de julho e novembro, quando milhares de baleias-jubartes saem das águas geladas da Antártica em busca de temperaturas mais agradáveis e próprias para a sua reprodução, muitas delas retornam a seu lugar de origem: o litoral capixaba.
Famosas pelos seus saltos, elas podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância do litoral. Além das jubartes, outros cetáceos também podem ser observados, como o boto-cinza (mais comum na costa), golfinho pintado-do-atlântico, golfinho pan-tropical e outros animais mais raros. De acordo com dados do Projeto Baleia Jubarte e do Observatório do Turismo da Prefeitura de Vitória, na temporada de 2018, foram 893 turistas, a bordo de 38 expedições, que tiveram a chance de observar as baleias que visitaram o Espírito Santo.
Foto: Projeto Baleia Jubarte
Com o objetivo de estimular o turismo de observação natural no Espírito Santo, o projeto Amigos da Jubarte, realizado pelos Institutos O Canal e Últimos Refúgios, busca facilitar o contato de turistas e moradores com as agências responsáveis pelos passeios. Além disso, o projeto aposta em um novo panorama turístico, pautado no desenvolvimento sustentável, a partir da promoção de ações educacionais, científicas e culturais.
Assim por meio do site www.queroverbaleia.com, é possível realizar um cadastro através de um formulário que será encaminhado a uma das agências parceiras do projeto. A confirmação dos passeios ocorrerá 24 horas antes da partida. As saídas são realizadas a partir das 7 horas, sempre aos sábados e domingos. Alterações podem ocorrer caso as condições meteorológicas e oceanográficas estiverem desfavoráveis. Já os passeios durante os dias da semana são organizadas sob demanda.
Segundo a Prefeitura de Vitória, para a temporada 2019 do Turismo de Observação de Baleias, estão em regularidade com o município as embarcações Mar de Abrolhos e Armando. Essas embarcações atuarão com as seguintes operadoras:
Embarcação Mar de Abrolhos (capacidade 30 passageiros)
Operadora: Aventureiros do Espírito Santo (Aves)
Telefones: (27) 99980-0413 ou (27) 99297-7851.
Local de saída: Píer Caís do Pescador (Enseada do Suá). Antes do embarque haverá palestra de orientação.
Embarcação Armando (capacidade 22 passageiros)
Operadoras:
Agência Blue Trip: (27) 3072-1808 e (27) 99601-2082.
Natura Ecoturismo: (27) 99850-1945.
Destinos Turismo: (27) 2142-8300 e (27) 99298-2669.
Local de saída: Píer Caís do Pescador (Enseada do Suá). Local de encontro: Instituto Baleia Jubarte (Praça do Papa) para palestra de orientação às 6h20, antes do embarque.
Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura de Vitória, ligue 156.
Comentários
Comentar