Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

18 JULHO 2019 00:00 Cotidiano
  • Compartilhe

Período de observação de baleias-jubartes vai até novembro no ES

Agências de turismo realizam passeios náuticos para observação, com saídas a partir das 7 horas, sempre aos sábados e domingos. Saiba mais!

Por: Redação Sou ES

baleia
Foto: Instituto Baleia Jubarte

Além de ser conhecido por suas belezas naturais de tirar o fôlego, o Espírito Santo se torna ainda mais especial por ser território de nascimento de baleias-jubartes. Por conta disso, todos os anos, entre os meses de julho e novembro, quando milhares de baleias-jubartes saem das águas geladas da Antártica em busca de temperaturas mais agradáveis e próprias para a sua reprodução, muitas delas retornam a seu lugar de origem: o litoral capixaba.

Famosas pelos seus saltos, elas podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância do litoral. Além das jubartes, outros cetáceos também podem ser observados, como o boto-cinza (mais comum na costa), golfinho pintado-do-atlântico, golfinho pan-tropical e outros animais mais raros. De acordo com dados do Projeto Baleia Jubarte e do Observatório do Turismo da Prefeitura de Vitória, na temporada de 2018, foram 893 turistas, a bordo de 38 expedições, que tiveram a chance de observar as baleias que visitaram o Espírito Santo.

2
Foto: Projeto Baleia Jubarte

Com o objetivo de estimular o turismo de observação natural no Espírito Santo, o projeto Amigos da Jubarte, realizado pelos Institutos O Canal e Últimos Refúgios, busca facilitar o contato de turistas e moradores com as agências responsáveis pelos passeios. Além disso, o projeto aposta em um novo panorama turístico, pautado no desenvolvimento sustentável, a partir da promoção de ações educacionais, científicas e culturais.

Assim por meio do site www.queroverbaleia.com, é possível realizar um cadastro através de um formulário que será encaminhado a uma das agências parceiras do projeto. A confirmação dos passeios ocorrerá 24 horas antes da partida. As saídas são realizadas a partir das 7 horas, sempre aos sábados e domingos. Alterações podem ocorrer caso as condições meteorológicas e oceanográficas estiverem desfavoráveis. Já os passeios durante os dias da semana são organizadas sob demanda.

Segundo a Prefeitura de Vitória, para a temporada 2019 do Turismo de Observação de Baleias, estão em regularidade com o município as embarcações Mar de Abrolhos e Armando. Essas embarcações atuarão com as seguintes operadoras:

Embarcação Mar de Abrolhos (capacidade 30 passageiros)
Operadora: Aventureiros do Espírito Santo (Aves)
Telefones: (27) 99980-0413 ou (27) 99297-7851.
Local de saída: Píer Caís do Pescador (Enseada do Suá). Antes do embarque haverá palestra de orientação.

Embarcação Armando (capacidade 22 passageiros)
Operadoras:
Agência Blue Trip: (27) 3072-1808 e (27) 99601-2082.
Natura Ecoturismo: (27) 99850-1945.
Destinos Turismo: (27) 2142-8300 e (27) 99298-2669.
Local de saída: Píer Caís do Pescador (Enseada do Suá). Local de encontro: Instituto Baleia Jubarte (Praça do Papa) para palestra de orientação às 6h20, antes do embarque.

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura de Vitória, ligue 156.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório