Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

09 MAIO 2019 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Conceição Evaristo participará da 6ª Feira Literária Capixaba

Além da escritora, diversos outros autores locais e nacionais marcarão presença no evento, que acontece de 22 a 26 de maio em Vitória. Veja a programação!

Por: Redação Sou ES

conceição
A escritora Conceição Evaristo fará uma palestra no encerramento da feira | Foto: Divulgação

Evento que tem se tornado tradicional no calendário do Espírito Santo, a Feira Literária Capixaba (FLIC-ES) chega a sua 6ª edição neste ano. O evento acontecerá de 22 e 26 de maio, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, e trará nomes conhecidos como Conceição Evaristo, Marco Lucchesi e José Arrabal. E o melhor: a entrada será gratuita para todas as atividades.

A feira possui uma intensa programação que conta com lançamento de livros, palestras, mesas redondas, contação de histórias, atrações musicais, folclore e entrega de prêmios literários. Serão mais de 300 artistas envolvidos com o evento que receberá o lançamento de mais de 80 livros de autores capixabas. Com foco no tema da diversidade, a 6ª edição da feira espera realizar uma grande homenagem à cultura produzida no Espírito Santo.

flic
A FLIC-ES é o evento ideal para levar a criançada | Foto: Divulgação

A presença da renomada escritora Conceição Evaristo é esperada para a palestra de encerramento que acontecera no domingo, dia 26, às 18 horas, no auditório do CCE. Romancista, contista e poeta, Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. Com mestrado e doutorado em Literatura, a autora possui hoje seis livros publicados, além de estar presente em diversas coletâneas. Em seus textos, trabalha com afinco questões de sua ancestralidade, envolvendo religião, maternidade, morte, bem como diferentes aspectos da cultura negra.

Até lá, uma avalanche de atividades tomará conta dos espaços do campus Goiabeiras da Ufes, como a oficina de Escrita Criativa, que será ministrada no dia 25 de maio, sábado, das 8h30 a 12h30, pelas escritoras Isabella Mariano, Juane Vaillant e Aline Miranda do coletivo Boas de Prosa. A partir da leitura de textos e do compartilhamento de experiências das ministrantes, os participantes da oficina serão instigados a produzir textos literários. Para participar, não é necessário inscrição, basta se dirigir à Tenda Jovem no dia e horário indicados.

elisas
O coletivo Boas de Prosa (foto) ministará uma oficina de escrita criativa durante o evento | Foto: Divulgação

Além das ações culturais, a FLIC-ES deste ano está com as atenções voltadas para a sustentabilidade. A área verde do evento receberá ações sustentáveis e educacionais. Vídeos sobre preservação do meio ambiente, oficinas de reciclagem, brincadeiras, gincanas e muita interatividade com o público fazem parte da programação da Tenda Sustentável. É a oportunidade ideal para mostrar à criançada a importância do engajamento da sociedade na preservação do meio ambiente.

Quem também vai abrilhantar o evento é o professor universitário, jornalista, escritor, autor de contos, novelas, romances e ensaios, José Arrabal, que é natural de Mimoso do Sul. Outros escritores capixabas, como Bernadette Lyra, professora emérita da Ufes e referência nacional em cinema; Manoela Ferrari, jornalista e escritora; e Júlia Almeida, professora da Ufes e autora de diversos livros, também marcarão presença na Flic-ES, além de bandas de congo, grupos folclóricos capixabas, como Boi Pintadinho, Ticumbi, Cia de Dança da FAFI e outros.

Homenagem a Judith Leão Castello Ribeiro
A 6ª FLIC-ES homenageará a escritora Judith Leão Castello Ribeiro. Mulher à frente do seu tempo, Judith nasceu no município de Serra e se tornou professora muito jovem, marcando presença na educação e na política capixaba, como educadora, ensaísta, escritora e primeira mulher eleita Deputada Federal no Espírito Santo, com vários mandatos focados nas áreas de educação, cultura e bem-estar social. Ao descobrir que as mulheres não podiam integrar a Academia Espírito-santense de Letras, juntou-se a outras personalidades femininas das artes e letras e fundaram a Academia Feminina Espírito-santense de Letras, sendo, Judith, a primeira presidente. Entre outras ações dessa mulher pioneira está a criação da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFFEC), em Vitória.

Para conferir a programação completa, acesse aqui a Agenda Sou ES.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório