Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

04 MARÇO 2019 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Solar Monjardim recebe exposição com instrumentos históricos

Entre as preciosidades que o visitante encontrará na exposição, destaca-se, por exemplo, um violino de 1820 que pertenceu à família da Princesa Isabel

Por: Redação Sou ES

1
Foto: Museu Solar Monjardim

Até o dia 31 de março, o Museu Solar Monjardim, em Vitória, estará com portas abertas para a exposição “Uma nova ‘música antiga’”, que pretende levar o público em uma viagem no tempo por meio de instrumentos musicais dos séculos XVII e XVIII. A mostra é resultado de um projeto idealizado pelo grupo Trupe Barroca e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, a exposição abrirá às portas das 13 às 17 horas.

Apresentando réplicas fiéis e originais com quase 300 anos, a mostra conta com uma série de instrumentos variados (de cordas, sopro e teclas) que será exibida ao público pela primeira vez no Espírito Santo, no único museu federal do estado. Entre as preciosidades que o visitante encontrará na exposição, destacam-se, por exemplo, um violino de 1820 que pertenceu à família da Princesa Isabel e, ainda, um belíssimo cravo em cuja tampa está pintada uma cena da Baía de Vitória no século XVIII. Ele foi doado pelo fabricante italiano de instrumentos Roque Guaragna.

museu
Foto: Museu Solar Monjardim

Também poderão ser encontrados na mostra instrumentos não tão usuais como a tiorba, um “primo” distante do violão, que estará lado a lado de flautas, oboés e fagotes. De acordo com o músico e coordenador do projeto, Washington Luiz Sielemann, a Trupe Barroca produz um minucioso trabalho de pesquisa para que a sonoridade destes instrumentos seja mais próxima da época em que as músicas foram compostas.

“Acreditamos que é uma oportunidade de o público conhecer de perto os instrumentos históricos expostos num ambiente em que tudo tem a ver com a proposta da orquestra e o contexto em que muitos desses instrumentos eram utilizados em saraus e pequenos concertos dentro das residências dos séculos XVIII e XIX, no Brasil”, enfatiza Washington.

Para Evaldo Portela, diretor do Museu Solar Monjardim, a exposição tem tudo a ver com outras ações que a instituição vem desenvolvendo na atual gestão. “No último ano, tivemos aqui atividades relacionadas a danças históricas, costumes e etiqueta nos bailes antigos e a participação da mulher na música do século XIX, apenas para citar alguns exemplos”, afirma Portela.

Trupe Barroca
A Trupe Barroca é um conjunto musical capixaba dedicado à pesquisa e execução de música antiga através de técnicas e instrumentos próprios da época. O trabalho foca principalmente nos séculos XVII e XVIII, período em que a arte musical floresceu na Europa à partir das obras de alguns dos maiores compositores da história, como Vivaldi, Bach, Händel, Haydn e Mozart.

Para saber mais, acesse aqui a Agenda Sou ES.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório