Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

27 DEZEMBRO 2018 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Verão: conheça as praias de São Mateus, Linhares e Aracruz

O litoral norte capixaba conta com dezenas de praias e atrativos turísticos para conhecer e se refrescar neste verão. Confira!

Por: Redação Sou ES

setur
Foto: Setur-ES

O verão chegou e chegou com tudo. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão climática para janeiro de 2019 inclui temperaturas acima da médias e baixa nas chuvas, com probabilidade de 50% de ocorrência de chuva abaixo do normal e de 60% da temperatura média ficar acima do normal.

Portanto, se você procura lugares onde se refrescar nessa época do ano, o Sou ES te ajudar. A dica da vez são as praias da Região Turística do Verde e das Águas, no litoral norte capixaba. Os encantos dessa região vão desde as lindas praias e dunas do Parque Estadual de Itaúnas, passando pela Ilha de Guriri, em São Mateus, além de Regência em Linhares e Coqueiral, em Aracruz.

Essa região conta ainda com os municípios de Jaguaré e Rio Bananal. É possível chegar a todas as cidades de ônibus, existem saídas diárias da capital. Abaixo, saiba mais sobre as praias de São Mateus, Linhares e Aracruz:

São Mateus

setur
A Ilha de Guriri é um dos locais mais visitados de São Mateus no verão | Foto: Setur-ES

No litoral de São Mateus, está a Ilha de Guriri, uns dos lugares mais frequentados na cidade durante o verão. Na maré baixa, é possível se banhar nas águas calmas do balneário e desfrutar do clima aconchegante do local. Em todos os horários do dia, visitantes e moradores podem se deliciar com o melhor da gastronomia capixaba nos restaurantes locais.

A Praia de Barra Nova, na foz do rio Mariricu, é outro lugar que vale a visita, um lugar equipado para receber turistas com pousadas e restaurantes. Nela, é possível se banhar nas águas calmas e apreciar a beleza do local.

Há ainda praia de Urussuquara, na divisa entre as cidades de São Mateus e Linhares. Suas águas azuis impressionam, assim como a tranquilidade e a beleza da formação natural na foz do Rio Ipiranga. As condições marítimas são ideais para prática de esportes náuticos.

Linhares

setures
A Lagoa Juparanã é um lugar especial para conhecer nesta época do ano | Foto: Setur-ES

Outra dica importante para este verão são as famosas lagoas de Linhares, com destaque para a Juparanã e Nova. A Lagoa Juparanã é a maior lagoa em volume de água do Brasil, e a segunda em extensão, é ideal para esportes náuticos ou para curtir um dia tranquilo. Já a Lagoa Nova possui águas transparentes, ideal para pesca e passeios.

Logo depois de Urussuquara, fica a Praia Barra Seca, primeira praia de nudismo do Espírito Santo, e uma das poucas do Brasil. Há ainda p Balneário do Pontal do Ipiranga, que possui praias de águas mornas e preservadas. O local é famoso pelo agito durante o verão, quando recebe muitos turistas.

Aracruz

Coqueiral de Aracruz - Yuri Barichivich
Coqueiral de Aracruz impressiona pela paisagem | Foto: Setur-ES/Yuri Barichivich

Já Aracruz, por sua vez, abriga praias incríveis, ideal para passeio em família, em casal ou até sozinho. A Praia da Barra do Sahy conta com areia grossa e formação rochosa, em formato de enseada e com exuberantes castanheiras. Com estrutura, é a praia mais agitada e procurada pelos turistas durante o verão. Também há a Praia de Coqueiral, com águas calmas, rasas e temperatura morna e límpida. É ideal para crianças e idosos e sua vegetação predominante de coqueiros chama atenção dos visitantes.

O município conta ainda com a Praia de Santa Cruz, de águas claras e formações rochosas, parques e reservas. Fica dentro da bucólica Vila de Santa cruz. É o local ideal para quem procura tranquilidade. A próxima parada pode ser na Praia Formosa que se destaca por suas areias amareladas e finas, águas rasas e tranquilas excelentes para banhistas e pescadores.

A Praia dos Padres é também uma das mais procuradas do verão, repleta de bons restaurantes, apresenta trechos de águas calmas e outros com mar mais forte, tornando-se boa para a prática de esportes aquáticos como o surf, além das áreas para a prática de esporte em terra.

Vale dar um destaque para o manguezal da região que é o quinto maior da América do Sul, onde é possível observar a diversidade da fauna e das espécies oceânicas. Aracruz também possui as reservas ecológicas dos rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim. Uma ótima dica para os visitantes é o passeio de escuna pelo Rio Piraquê-Açu.

*Com informações da SETUR-ES.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório