Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

26 NOVEMBRO 2018 00:00 Cotidiano
  • Compartilhe

Curiosidades do ES: Por que Morro do Moreno?

Localizado em Vila Velha, o Morro do Moreno é um dos principais pontos turísticos da região. Mas e esse nome de onde veio?

Por: Redação Sou ES

morro
Foto: Prefeitura de Vila Velha

seloQuem mora na Grande Vitória já subiu pelo menos uma vez o Morro do Moreno – ou no mínimo recebeu cerca de 10 convites para conhecer a trilha que leva ao topo da formação rochosa. Localizado no município de Vila Velha, o atrativo também é ideal para quem gosta de uma aventura mais radical. Por conta da altitude de 184 m, o local é indicado para realização de saltos de parapente, voos de asa-delta e, claro, para a prática de escalada.

A vista panorâmica do alto do morro é de encantar qualquer um. Do alto, é possível avistar as praias de Vila Velha, a baía de Vitória e a Terceira Ponte, um dos cartões-postais capixabas. O acesso ao atrativo pode ser feito por duas vias: pelas trilhas ou pela estrada de terra, que pode ser enfrentada de carro, a pé e até mesmo de bicicleta.

morro
O atrativo é ideal para a prática de esportes radicais como escalada | Foto: Prefeitura de Vila Velha

Mas quem foi esse tal de Moreno que, de tão importante, deu nome a um dos pontos turísticos mais visitados da Grande Vitória? O nome é em referência a João Moreno, o colono responsável pelo uso do morro como posto de observação, auxiliando na defesa do território. Em 1535, ano de fundação da cidade de Vila Velha, ele veio de Portugal junto a Vasco Fernandes Coutinho e usava ainda as terras do local para cultivo, já que passou também a morar lá.

Com o tempo, o morro deixou de ser um posto de observação para funcionar como posto semafórico, auxiliando assim a navegação pela baía de Vitória. O livro infantil “Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno”, do capixaba Walter Aguiar Filho, conta de forma lúdica a história da sinalização e do morro no século XVI.

Curiosidades do Espírito Santo
O Sou ES conta com um selo especial para os textos pertencentes à série “Curiosidades do Espírito Santo”. Os textos e matérias que possuírem esse selo trarão sempre fatos e informações curiosas sobre a origem dos nomes das praças, dos bairros e dos municípios do nosso estado, bem como sobre outras terminologias populares e fatos importantes. O objetivo é colaborar tanto para a valorização da história do Espírito Santo, quanto para a formação de uma identidade local.

Quer sugerir algum assunto para abordarmos aqui no Sou ES? Envie sua dica clicando aqui!

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório