Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

04 OUTUBRO 2018 00:00 Cotidiano
  • Compartilhe

Outubro Rosa: Grande Vitória promove mutirões de atendimento

Depois do câncer de pele não melanoma, o de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Confira as programações!

Por: Redação Sou ES

outubro rosa
Mutirões por toda a Grande Vitória movimentam o Outubro Rosa 2018 | Foto: Prefeitura de Cariacica

O uso da cor para chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção ao câncer de mama começou em 1990, quando laços da cor-de-rosa foram distribuídos aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Em 1997, entidades voltadas para a saúde da mulher de outras cidades americanas começaram a promover ações para conscientizar a sociedade da importância do diagnóstico da doença, escolhendo o mês de outubro para centralizar as atividades. O sucesso da estratégia ganhou o mundo e deu origem ao Outubro Rosa.

Depois do câncer de pele não melanoma, o de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por cerca de 28% dos novos casos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Como forma de demonstrar apoio à campanha, diversos pontos de destaque na paisagem de Vitória estarão iluminados com a cor rosa.

basilica
A Basílica de Santo Antônio também recebeu a iluminação temática | Foto: Diego Alves/PMV

Estarão iluminados todos os dias a Ponte da Passagem, a Basílica de Santo Antônio, a Casa Porto e a Cruz do Papa. Também ganharão iluminação os pilares da Terceira Ponte, as torres de Jesus de Nazareth e o Palácio Municipal (sede da Prefeitura de Vitória). Além disso, as unidades de saúde da Grande Vitória promoverão diversas atividades para movimentar o período de campanha do Outubro Rosa 2018. Confira:

Vitória

Com uma programação variada, que inclui rodas de conversa, atividades físicas e oferta de exames como mamografia e preventivos, as unidades de saúde de Vitória se preparam para receber as mulheres ao longo de todo o mês de outubro. Nesse período, a agenda das unidades para consultas e coleta de exames está programada para priorizar mulheres de 25 a 64 anos de idade. Porém, serão ofertados outros serviços para mulheres, como testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e orientações.

Clique aqui para conferir a programação completa e, abaixo, confira os dias dos mutirões:

Unidade de Saúde do Alagoano – Ariovaldo Favalessa
Mutirão para coleta de preventivo e oferta de mamografias
Horário: das 7 às 13 horas
Endereço: Servidão Ernesto Caliari, s/n, Caratoíra

Unidade de Saúde do Quadro – Avelina Maria Lacerda Gonçalves
Coleta de preventivo, oferta de mamografias, pesagem para Bolsa Família, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, avaliações individuais e orientações sobre tabagismo e planejamento familiar
Horário: das 7 às 17 horas
Endereço: Rua Lucidato Vieira Falcão, 5, do Quadro

Vila Velha

A prefeitura de Vila Velha lançou o projeto “Melhor Acesso: Fila Zero” como sua principal ação neste Outubro Rosa. O projeto tem como objetivo zerar a fila de exames de mamografia em mulheres moradoras de Vila Velha, de 50 a 69 anos, numa ação efetiva de resposta à constatação feita pelo Inca de que 70% das mulheres capixabas nesta faixa etária em todo o Estado não fazem exames de mamografia.

Para consultar é preciso trazer cópia do CPF, documento de identidade, comprovante de residência e resultado do exame da ultrassonografia mamária ou mamografia anterior. Tem que ter, no mínimo, um ano da realização do exame anterior para fazer um novo.

Cronograma:
Dias: 03, 05, 09, 16, 19, 23 e 25 de outubro
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, rua Castelo Branco, 1803, térreo
Horário: das 8 às 12h
Público alvo: mulheres, moradoras de Vila Velha, de 50 a 69 anos
Mutirão Outubro Rosa: unidades de saúde dias 6 e 20 de outubro (sábado)

Serra

O município da Serra aderiu à campanha Outubro Rosa e terá alguns pontos iluminados durante este mês, para chamar a atenção da população sobre a prevenção ao câncer de mama. Serão iluminados de rosa o prédio administrativo da prefeitura e a antiga sede do Executivo; a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Serra-Sede, e a capela de São João Batista, em Carapina Grande. A iluminação na prefeitura será a partir de sábado (6), já os demais pontos foram iluminados já na última segunda-feira (1).

Cariacica

Para celebrar o Outubro Rosa, a prefeitura de Cariacica realizará ações nas unidades de saúde de Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Itaquari, Porto de Santana, Operário e São Geraldo durante este mês. Palestras, rodas de conversa, exames e sorteio de brindes fazem parte da programação. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará 2.000 mamografias no mês de outubro. A medida irá zerar a fila de pacientes à espera de exame na cidade.

Programação do Outubro Rosa em Cariacica:

US de Nova Rosa da Penha II
11/10 – 9h
Local: Auditório da Unidade de Saúde de Nova Rosa da Penha II
– Palestra com convidada que abordará o tema câncer de mama. Será realizado sorteios de brindes, solicitação de mamografias e agendamento de preventivo.
25/10 – 14h
Local: Centro de Referência em Assistência Social – CRAS de Nova Rosa da Penha
– Palestra sobre câncer de mama e câncer de colo de útero.
Durante o mês, será realizado o exame Citopatológico (preventivo): será disponibilizada 130 vagas. Documentação necessária para a consulta: RG e Cartão do SUS.

US de Novo Brasil

Dia: 11/10 – 8h
Local: Igreja Católica Bom Pastor.
– Palestra e roda de conversa
•    Agenda aberta para coleta de preventivo da segunda, quarta e sexta-feira;
•    Ação educativa com mulheres dia 11 de outubro com palestra, roda de conversa e sorteio de brindes;
•    Entra de exames de mamografia;
•    Teste rápido de HIV e Sífilis;
•    Café da manhã e ação educativa com as mulheres da Unidade de Saúde;
Às segundas, quartas e quintas-feiras do mês de outubro será realizado o exame Citopatológico (preventivo): serão disponibilizadas 20 vagas para cada dia. Documentação necessária para a consulta: RG e Cartão do SUS.

US de Itaquari
Dia: 17/10 – 8h
Local: Auditório da UBS de Itaquari
•    Café da Manhã;
•    Palestra com abordagem do em prevenção e tratamento do câncer de colo do útero e de mama;
•    Coleta de preventivo;
•    Solicitação de exames laboratoriais;
•    Solicitação de mamografias;
•    Entrega de brindes
Durante o mês, será realizado o exame Citopatológico (preventivo) perante demanda espontânea, de 8h às 12h. Documentação necessária para a consulta: RG e Cartão do SUS.

US de Porto de Santana
Realização de Citopatológico (preventivo): será disponibilizada 100 vagas. Documentação necessária para a consulta: RG e Cartão do SUS.
Dia: 23/10
– Preventivo e Mamografia para pacientes
Dia: 26/10 – 9h da manhã
Local: Igreja católica de Porto Santana, que se localiza em frente a referida Unidade Básica de Saúde.
– Palestra sobre Câncer de Mama, autoexame e colo de útero e palestra sobre câncer de boca

US de Operário
Dia: 10/10 – 8h30
Local: na própria unidade básica de saúde.
– Palestra “Câncer de Mama e Colo do Útero e Métodos contraceptivos – Prevenir e Cuidar” com Paula Costa Lyrio
– Oferta de consultas as mulheres, com enfoque a mulher idosa;
– Café da manhã;
Dia: 11/10 – a partir das 8h30
Local: na própria unidade básica de saúde.
– Realização de exame preventivo e consulta às mulheres
– Oferta de exames citopatológicos – “Preventivos” – Paula Costa Lyrio
– Oferta de consultas as mulheres com enfoque na mulher adolescente;

US de São Geraldo
Nas segundas-feiras serão realizadas coletas de preventivos, exames de mamas, orientações sobre câncer de mama e de colo de útero.

Guarapari

Durante todo o mês, uma grande programação do Outubro Rosa vai acontecer por toda Guarapari, dentro das Unidades de Saúde. Para participar, basta procurar a mais próxima de sua casa e acompanhar a data do Dia D, em cada uma delas. Além disso, serão realizadas duas corridas e uma caminhada para marcar o mês de conscientização sobre o câncer de mama.

No dia 12 de outubro, acontecerá a primeira corrida noturna pelo Outubro Rosa, com saída às 20 horas da Praça da Paz, na Praia do Morro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.suainscrição.com. A corrida Kids, acontece no mesmo dia, a partir das 17h. Podem participar crianças de até 12 anos que vão fazer correr até 500m.

No dia 20, das 8 às 10 horas, na Praia das Castanheiras, acontecerá a Zumba Rosa, aberta ao público para quem quiser participar, se exercitar, aferir pressão, fazer teste de glicose e receber informações sobre a temática câncer de mama.

Dentre as ações gratuitas ofertadas nas unidades de saúde do município, estarão disponíveis serviços de saúde bucal, testagem rápida de sífilis, HIV e hepatites virais, aferição de pressão arterial, consultas com equipe multidisciplinar, coleta de preventivo, palestras, anamnese das mamas, solicitação de mamografias, dentre outros serviços. Para participar é preciso levar comprovante de residência, identidade, cartão da família e cartão do SUS.

Confira as datas dos mutirões:

outubrorosaprog
Fonte: Prefeitura de Guarapari

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório