Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

02 JULHO 2018 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Confira 5 opções para aproveitar o friozinho no ES

Essa é a hora de tirar o cachecol do armário e aproveitar as lindas paisagens e festas do interior do estado

Por: Isabella Mariano

DM
Uma das opções é aproveitar a estação para visitar o município de Domingos Martins | Foto: Sagrilo/Setur-ES

O inverno já começou e as baixas temperaturas novamente entraram para a rotina dos capixabas. O Espírito Santo possui diversos destinos com clima de montanha para quem não quer ficar só no filminho embaixo das cobertas. Essa é a hora de tirar o cachecol do armário e aproveitar as lindas paisagens e festas do interior do estado.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no Espírito Santo, os meses de julho, agosto e setembro, que compreendem o período da estação, são os meses mais secos e frios do ano. Isso porque o principal sistema meteorológico de atuação são as frentes frias, acompanhadas de massas de ar polar mais intensas que nas demais épocas do ano. E é assim que a gente percebe a chegada do friozinho em terras capixabas.

O Sou ES preparou uma lista com algumas opções para quem quiser aproveitar o período de um jeito diferente. Confira:

1. 25º Festival de Inverno de Domingos Martins

1
Neste ano, o evento acontecerá até o dia 22 de julho | Foto: Prefeitura de Domingos Martins

Até o dia 22 de julho, o município de Domingos Martins realiza a 25ª edição do Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular. Serão mais de 100 apresentações distribuídas no Palco Principal, Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt, Rua de Lazer e Praça de Alimentação, em Campinho. É uma ótima oportunidade de aproveitar o friozinho para curtir muita música e gastronomia de ponta.

Reconhecido como o principal evento do gênero no Espírito Santo e um dos mais importantes no País, o festival vai reunir apresentações clássicas e populares, com destaque também para o cenário musical do estado. Para conferir a programação completa, acesse aqui a Agenda Sou ES.

De quebra, o visitante pode ainda admirar as belezas naturais da chamada Cidade Verde. Domingos Martins é entrecortado por montes e serras com altitude próxima aos 2 mil metros dentre os quais se destaca a Pedra Azul, onde fica localizado o Parque Estadual Pedra Azul, uma das principais atrações turísticas do local. Lá, também fica localizado o maior Complexo Turístico do ES nas Montanhas Capixabas: o Hotel Fazenda China Park. Se o passeio for em família, vale a pena ficar alguns dias no hotel que conta com piscinas, pesque pague, caiaques, trilhas, saunas e muito mais.

2. Santa Teresa

2
Em Santa Teresa, está localizado um dos maiores e mais importantes acervos de biologia do país | Foto: Ibram

Pertencente à região serrana do estado, a cidade de Santa Teresa, a doce terra dos colibris, foi destino da primeira imigração italiana no país. Durante o inverno, seu clima agradável se torna convite para turistas de todo o Brasil. Para os amantes da natureza, vale a pena conhecer o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, que possui um dos maiores e mais importantes acervos de biologia do país.

Além disso, neste ano, de 7 a 15 de julho, Santa Teresa receberá a primeira edição da Virada Cultural da cidade, com espetáculos cênicos, exposição, shows e festival de cervejas artesanais. Confira a programação completa clicando aqui.

Durante a estação, também acontece a Festa do Vinho e da Uva, que já se tornou tradição no município e, neste ano, sua 21ª edição acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto. No primeiro dia, é realizado um desfile cultural pela cidade, com distribuição de suco de uva e vinho, carros ornamentados e música italiana. É no Parque de Exposição da cidade que acontece a famosa pisa da uva, onde os turistas poderão participar.

3. Venda Nova do Imigrante

3
Venda Nova do Imigrante é famosa por suas festas típicas que acontecem durante todo o ano | Foto: Setur-ES

A 104 km da capital capixaba, Venda Nova do Imigrante é o município com a sede de maior altitude do estado: são 830 metros de altura. Marcada por forte imigração italiana, a cidade é detentora do título de Capital Nacional do Agroturismo e, por isso, é famosa por seus quitutes, como queijos, pães, doces, licores e vinhos de fabricação caseira que são distribuídos em pequenas lojas espalhadas pela cidade.

A região noroeste de Venda Nova é ainda reconhecida nacionalmente como referência na produção do Socol, embutido de carne suína, feito do lombo do porco. Trata-se de uma receita de origem italiana, que se mantém viva graças às famílias do município. A cidade também é famosa por suas festas típicas, que acontecem durante todo o ano e já fazem parte do calendário de muitos capixabas e visitantes. Um dos destaques é a Festa da Polenta, que é tradicionalmente realizada já na primavera, em outubro. Há ainda a Serenata Italiada que, neste ano, acontecerá no dia 21 de julho. O evento é marcado por canções italianas, polenta e vinhos.

Além do agroturismo, vale a pena conhecer o Morro do Filleti, com 1.100 metros de altura e que tem rampa para decolagem de asa delta e parapente, e a famosa Casa da Cultura, que possui mais de 600 peças que contam a saga da colonização italiana na cidade, iniciada em 1892.

4. Estância Vale do Moxuara

4
Foto: Divulgação

A Estância Vale do Moxuara, em Cariacica, poderá te proporcionar bons e divertidos momentos em contato com a natureza. Por contar com diversos chalés e comidas da roça, feitas em forno a lenha, passar a tarde ou alguns dias no local pode ser uma ótima opção para curtir o friozinho, especialmente se for a dois ou em família.

O local conta com estrutura para arvorismo, tirolesa, cavalos e charretes, pedalinho, lago de pesca, piscinas naturais, além de bares e restaurantes. A entrada custa R$15 por pessoa de terça a sexta-feira e R$10 aos sábados domingos e feriados. Crianças de até 10 anos não pagam entrada. Saiba mais pelo telefone (27) 3254-1488 ou acessando o site www.valedomoxuara.com.br.

5. Zoo Park da Motanha

5
Foto: Isabella Mariano

O primeiro zoológico do Espírito Santo fica em Marechal Floriano, no Sítio da Vovó, e é uma dica para quem quer aproveitar para conhecer melhor o estado durante o inverno. O local abriga mais de 500 animais, de aproximadamente 150 espécies diferentes. Esses animais são fruto de apreensões do IBAMA, vindos de centros de reabilitação ou até mesmo de outros zoológicos. Ou seja, eles não teriam condições de voltar para a natureza, pois já foram domesticados e não saberiam viver livremente na selva.

O Zoo Park das Montanhas é estruturado para que os visitantes possam observar as espécies com proximidade mantendo o conforto dos bichinhos. Em algumas áreas, como nos viveiros, o visitante poderá interagir com os animais. Já a onça pintada poderá ser vista por uma parede de vidro. Acesse aqui e confira mais informações.

Além disso, por ter sido colonizada por alemães e italianos, Marechal Floriano guarda os vestígios de sua origem nos centros culturais da cidade, igrejas e nos monumentos históricos. Os restaurantes oferecem pratos deliciosos e diversificados, sempre aliados ao toque das comidas típicas europeias. Conhecido como a cidade das orquídeas, o município possui uma natureza exuberante e possui dois orquidários que valem a pena conhecer.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório