Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

09 ABRIL 2018 00:00 Cidades
  • Compartilhe

Novas linhas de ônibus levam passageiros ao aeroporto de Vitória

Juntas, as novas linhas 541 e 539 passam por aproximadamente 230 pontos de parada, nos dois sentidos de seus trajetos

Por: Redação Sou ES

aeroporto
Foto: Governo do Espírito Santo

Os usuários do transporte coletivo da Grande Vitória já contam com duas novas linhas de ônibus do Sistema Transcol, para atender trabalhadores e passageiros do novo terminal do Aeroporto de Vitória. A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) criou a linha 541 (Terminal Vila Velha, Terminal Carapina, via Aeroporto) e a linha 539 (T. Carapina / T. Jardim América, via Aeroporto), dando, assim, a opção de deslocamento, por meio de integração, para moradores de Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Vitória.

A linha 541 sai do Terminal Vila Velha, passa pela Terceira Ponte e pelas Avenidas Nossa Senhora da Penha, Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader, onde entra no aeroporto. De lá, a linha segue pela Avenida Norte Sul até o Terminal Carapina. Inicialmente, a linha tem partidas dos terminais a cada 35 minutos, nos horários de pico, e a cada 50 minutos nos outros horários, nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, as partidas acontecem a cada 50 minutos.

pmv
As linhas passarão pela nova via da Adalberto Simão Nader | Foto: PMV

Já a linha 539 parte do Terminal de Carapina, passando pelas Avenidas Norte Sul e Adalberto Simão Nader, com destino ao aeroporto. De lá, o ônibus segue pelas Avenidas Fernando Ferrari, Nossa Senhora da Penha, Vitória, Jerônimo Monteiro, até o Terminal Jardim América. A linha também tem partidas dos terminais a cada 35 minutos no horário de pico, e a cada 50 minutos nos outros horários, nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, o intervalo será de 50 minutos.

As duas linhas, juntas, passam por aproximadamente 230 pontos de parada, nos dois sentidos de seus trajetos. A Avenida Adalberto Simão Nader ganhará seis pontos de parada por sentido. Os novos itinerários do Transcol vão permitir a ligação entre os bairros de Goiabeiras e Camburi e vão beneficiar diretamente 18 bairros, sendo 13 desses atendidos pela linha 541 e 14 bairros atendidos pela linha 539. Além disso, vai possibilitar o deslocamento dos cerca de dois mil trabalhadores do Aeroporto de Vitória.

Partidas extras

transcol
Foto: Arquivo/Secom-ES

Além das linhas 541 e 539, a Infraero disponibiliza espaço para que veículos de outras quatro linhas do Sistema Transcol tenham partidas, saindo do Aeroporto Eurico Salles, no pico da tarde, nos dias úteis. Ao todo, são 49 partidas. São elas:

505 - T. Laranjeiras, / T. Itacibá, via Camburi / Beira-Mar, a partir das 15h até as 18h30;
515 - T. Laranjeiras / T. Campo Grande, via Beira-Mar, a partir das 15h50 até as 17h12
523 – T. Jacaraípe / T. Jardim América, via Beira-Mar, a partir das 15h45 até as 16h50
572 - T. Laranjeiras / T. São Torquato, via Camburi / Beira-Mar, partir das 15h45 até as 18h30

Ônibus municipais
Em Vitória, a linha municipal 123 (Aeroporto-Bela Vista) é quem atende os passageiros que precisam chegar ao aeroporto ou sair dele. A linha já existe, mas mudou seu ponto final, que antes ficava em Bairro República, para o aeroporto. O itinerário da linha não sofrerá mudança e apenas será estendido.

Os ônibus sairão do aeroporto, vão atravessar a atual avenida Adalberto Simão Nader e entrarão em Bairro República, seguindo a rota que já fazem. Cinco coletivos executam 36 viagens por dia nesse trajeto. O primeiro horário será às 5h10 e o último, às 22h45. Já aos domingos e feriados, a linha 122 (Maria Ortiz-Jardim Camburi) também fará o novo percurso até o aeroporto.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório