Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

12 JANEIRO 2018 00:00 Cotidiano
  • Compartilhe

Passeios de escuna mostram de perto as belezas naturais do ES

Em Vitória, Guarapari, Aracruz e Itapemirim, estão localizados os principais pontos de saídas de escunas com foco turístico. Saiba mais!

Por: Isabella Mariano

coresdomar
A Escuna Cores do Mar realiza um passeio especial pela Baía de Vitória | Foto: Divulgação

O Espírito Santo abriga inúmeras belezas naturais em seu território, como praias, cachoeiras, trilhas, reservas biológicas, montanhas e muito mais. Uma das formas de conhecer melhor o litoral capixaba é por meio de passeios náuticos, como os passeios de escuna. A escuna é um tipo de veleiro que possui velas de popa a proa em dois ou mais mastros, é como um pequeno barco.

Diversos pontos do litoral contam com passeios dessa natureza que permitem ao passageiro conhecer o Estado de um outro ponto de vista, do mar. Em Vitória, Guarapari, Aracruz e Itapemirim, estão localizados os principais pontos de saídas de escunas com foco turístico. Na capital capixaba, o passeio, realizado pela escuna Cores do Mar, percorre as belas paisagens da Ilha do Boi e da Ilha do Frade, passando pela Terceira Ponte, que liga os municípios de Vitória e Vila Velha.

jubarte
Em Aracruz, a Escuna Jubarte permite conhecer a reserva natural de Santa Cruz | Foto: Isabella Mariano

No município de Aracruz, por meio dos passeios de escuna, é possível conhecer mais de perto a reserva Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, localizada no distrito de Santa Cruz. A reserva possui uma área natural com aproximadamente 2.080 hectares, que abrange povos indígenas e comunidades tradicionais como pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos que residem em seu entorno. Os passeios podem ser realizados pelas escunas Jubarte e Princesinha do Mar.

Já Guarapari, a nossa cidade saúde, conta com a maior embarcação para passeios do Espírito Santo, a escuna Indiana. Ela foi construída em 1999 na cidade de Cajaíba, na Bahia, e possui 22.9m de comprimento. Com capacidade para 107 passageiros e 3 tripulantes, a escuna está equipada com três banheiros com vaso elétrico e lavabo, bancos com almofadas de espuma, além de almofadas extras colocadas sobre o casario.

leidana
A escuna Leid’Ana proporciona aos passageiros uma aventura pela Ilha dos Franceses | Foto: Reprodução/Facebook

Mais ao sul do Estado, em Itapemirim, a escuna Leid’Ana proporciona aos passageiros uma aventura pela Ilha dos Franceses. Com águas cristalinas, a região é ideal para pesca e para a prática de mergulho. Pode-se encontrar também diversas espécies de aves raras que habitam o local. Confira abaixo algumas das opções de escuna disponíveis no Espírito Santo e programe sua aventura:

Vitória

Escuna Cores do Mar

A escuna percorre as belas paisagens das ilhas residenciais do Boi e do Frade e a Terceira Ponte. Também passa pelo Forte São João, Centro de Vitória e Ponte Florentino Avidos, conhecida como 5 pontes e Museu Ferroviário, onde realiza uma parada. Retomando a viagem, os passageiros passam pela Pedra do Penedo, pelo Convento da Penha e pelo Forte Piratininga, em Vila Velha. As embarcações saem do Pier de Iemanjá, na Praia de Camburi, em Vitória, às 10 e às 15 horas. O passeio tem duração média de três horas e custa R$60. Para saber mais entre em contato pelo telefone (27) 99944-4497 ou acesse o site www.escunacoresdomar.com.br.

Guarapari

Escuna Indiana

A Escuna Indiana é a maior embarcação para passeios do estado do Espírito Santo. Tem capacidade para 107 passageiros e 3 tripulantes. Há dois tipos de passeios: um com 1h45 de duração e outro com 3 horas de duração. Ambos têm seu ponto de saída localizado em frente ao Osmar Hotel. No roteiro do passeio mais curto, estão os seguintes pontos: Praia de Muquiçaba, Praia do Morro, Morro da Pescaria, Ilha da Raposa, Praia das Virtudes, Praia dos Namorados, Praia do Meio, Praia das Castanheiras e Praia da fonte.

Já o passeio com 3 três horas de duração, permite ao passageiro conhecer as seguintes atrações: Praia de Muquiçaba, Praia do Morro, Morro da Pescaria, Ilha da Raposa, Praia das Conchas, Praia da Cerca, Aldeia da Praia, Praia dos Adventistas, TrÊs Praias, Praia de Santa Mônica e Praia de Setiba.

O agendamento deve ser feito com até um dia de antecedência por meio do WhatsApp nos números (27) 99933-0912, (27) 99510-0912 ou (27) 99271-8230. Para mais informações, acesse o site www.escunaindiana.com.br.

Aracruz

Escuna Jubarte

A Escuna Jubarte, em Santa Cruz, distrito de Aracruz, realiza passeios diários com duração de duras horas que revelam paisagens belíssimas e toda a biodiversidade do encontro do Rio com o Mar. Neste passeio é possível conhecer os três diferentes mangues encontrados no município: o mangue vermelho, o mangue preto e o mangue branco, cada um com suas características distintas.

A aventura parte do píer em frente ao Restaurante Irajá e realiza uma parada no Bar Flutuante Mangue Bar, plataforma ancorada no meio do rio, a quatro quilômetros do ponto inicial do passeio. Lá, os passageiros têm uma hora para mergulhar no rio e apreciar as belezas do lugar e a culinária da região, degustando peixes típicos da região. Saiba mais entrando em contato pelos números (27) 3250-6260 e (27) 9-9914-3941, ou através do e-mail vikingecoturismonautico@yahoo.com.br.

Escuna Princesinha do Mar

O passeio realizado pela Escuna Princesinha do Mar, com parada no flutuante no Rio Piraquê-Mirim, parte do cais do Pontal do Piraquê-Açu, navega pelo rio, margeando por seu lindo manguezal totalmente preservado. O roteiro permite admirar a Mata Atlântica e sua exuberante flora, seus lindos pássaros, peixes, crustáceos e mamíferos. Durante o passeio, a escuna se atraca em uma Base Flutuante, na qual, por uma hora, é possível se refrescar nas águas do rio. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (27) 3250-1941 e (27) 9-9985-1964 ou pelo e-mail luizaturismopdm@hotmail.com.

Itapemirim

Escuna Leid'Ana

Em Itapemirim, a Escuna Leid’Ana proporciona um passeio especial pelas águas do sul litoral capixaba. A equipe realiza ainda passeios recreativos, ecológicos, de mergulho e de pesquisas (para coletas científicas). A aventura possibilita aos passageiros um passeio pelo paraíso natural da Ilha dos Frances. Com águas cristalinas, a região é ideal para a prática de mergulho. Pode-se encontrar também diversas espécies de aves raras que habitam o local. A reserva deve ser realizada antecipadamente pelo telefone (28) 99902-7468. Saiba mais por meio da página da Escuna Leid’Ana no Facebook clicando aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório