Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

01 JANEIRO 2018 00:00 Cotidiano
  • Compartilhe

Verão: comece o ano conhecendo praias e cachoeiras do sul do ES

O roteiro inclui destinos em Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy. Confira!

Por: Redação Sou ES

verao

Seja bem-vindo, 2018! O ano já começou com as temperaturas nas alturas e o calor é a principal tendência desse verão. Nossa dica para você começar o ano com pé direito é se aventurar pelo sul do Estado. As praias e as cachoeiras sugeridas fazem parte da Região Turística da Costa e Imigração. O roteiro inclui destinos em Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.

Confira as opções e se programe:

Alfredo Chaves

cachoeira-alta
Em Cachoeiro de Itapemirim, a Cachoeira Alta é uma ótima opção | Foto: Setur-ES/Yuri Barichivich

Nossa viajem começa cheia de aventura e ecoturismo, incluindo a apreciação de belas paisagens naturais pelas cachoeiras de Alfredo Chaves. Cachoeira Alta, Engenheiro Reeve e as cachoeiras de Iracema são a prova da imersão na natureza que o destino oferece.

A história também faz parte de Alfredo Chaves. A antiga Estação Ferroviária de Mathilde, erguida no início do século XX, propicia ao viajante uma volta ao tempo, relembrando as características do transporte usado no passado. Outro destino da região é o Túnel de Matilde, com seus 65 degraus de subida.

Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela BR 101 direção sul, em seguida pela ES 146.

Anchieta

anchieta
As Falésias de Ubú, em Anchieta, são uma das dezenas de opções para curtir no município | Foto: Setur-ES

A religiosidade é um dos pontos fortes do município de Anchieta. A cidade abriga o Santuário Nacional de Anchieta, por onde passou o Santo José de Anchieta. A igreja é uma das mais antigas do Brasil, e foi construída no século XVI, um por índios catequizados. Na obra, empregaram-se pedras e blocos de recife presos com argamassa feita com óleo de baleia.

O litoral é outro atrativo forte do município. Anchieta possui 23 praias, entre elas Ubu, com águas calmas e claras e de areia fina e compacta e com arrecifes pela direita. As praias de Santa Helena, Namorados, Areia Preta e Costa Azul formam o Balneário de Iriri, com mar calmo e águas cristalinas, ideal para passeio em família e prática de mergulho.

Outro destino é a Praia dos Castelhanos com uma larga faixa de areia, ondas fracas, recifes e vegetação rasteira. Quem visita Anchieta também pode conhecer a Praia de Parati com um visual rústico e aconchegante. A praia é ótima para os que gostam de contato com a natureza e descanso.

Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela ES 060 (Rod. Do Sol), passando por Guarapari.

Iconha

cachoeiradomeio
Em Iconha, a dica é ir se refrescar nas águas da Cachoeira do Meio | Foto: Setur-ES

Do mar às montanhas, o destaque agora é para a cidade de Iconha. As Cachoeiras do Meio e do Salto Grande, a Casa de Cultura Rodrigues Misságia, as serras e montanhas compõem os destinos da cidade das carretas e dos caminhões, que carrega orgulhosa a sua descendência de italianos, portugueses, ingleses, negros e indígenas. A gastronomia e o agroturismo são outros atrativos da cidade.

Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela ES 060 (Rod. Do Sol). Na rotatória pegar a BR 101 sentido Rio de Janeiro.

Itapemirim

itaipava
A Praia de Itaipava, em Itapemirim, é um dos destinos possíveis para esse verão | Foto: Setur-ES

Itapemirim é famosa por suas belas praias e gastronomia de frutos do mar. As praias mais procuradas são as Praias de Itaoca, Itaipava e da Gamboa. Outra excelente opção de lazer é a Ilha dos Franceses.

A ilha serve de plano de fundo para os frequentadores das praias e fica localizada a 3 km da costa. O local possui uma paisagem encantadora e é ideal para o mergulho. As visitas à ilha são feitas em escunas nos fins de semana. O trajeto é seguro e possibilita o acesso para visitantes de todas as idades.

A Pedra do Frade e a Freira é uma formação rochosa que, devido a seu formato, se tornou um atrativo à parte. A pedra que pode ser vista da BR 101. O local é muito procurado por praticantes de ecoturismo e aventura.

Como chegar: Itapemirim fica a 122 km da capital, Vitória. O melhor acesso é via BR 101, seguindo pela ES 487.

Marataízes

lagoa
Famosa em Marataízes, a Lagoa do Siri atrai visitantes e turistas para seus quiosques | Foto: Setur-ES

Marataízes conta com 25 quilômetros de litoral, com praias que encantam qualquer visitante. A Praia da Barra, com sua larga faixa de areia, propicia calma e é ideal para aquele futevôlei no final da tarde.

A Praia das Falésias é um diferencial de Marataízes, como o próprio nome já diz, a praia conta com falésias que deixam o lugar ainda mais encantador. As Praias da Cruz, Central, Siri, Areia Preta e tantas outras convidam o turista para um refrescante mergulho no mar. Outra opção famosa em Marataízes é a Lagoa do Siri, que com suas águas calmas e sua estrutura de bares e quiosques atrai visitantes que movimentam o local em dias quentes.

Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela ES 060 (Rod. Do Sol). Na rotatória pegar a BR 101 sentido Rio de Janeiro. Depois seguir pela ES 481.

Presidente Kennedy

kennedy
A Praia das Neves encanta quem passa por Presidente Kennedy | Foto: Setur-ES

O município de Presidente Kennedy, último ao Sul do Estado, fazendo divisa com o Rio de Janeiro, também é forte no turismo de sol e praia. As praias das Neves e de Marobá encanta pelo seu clima aconchegante e bucólico. Castanheiras e falésias compõem o visual incrível deste destino.

A Praia das Neves é uma das mais procuradas e agrada pelo seu mar calmo e águas claras. O que combina com a paz da Igreja das Neves, construída no século XVII.

Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela ES 060 (Rod. Do Sol). Na rotatória pegar a BR 101 sentido Rio de Janeiro.

*Com informações da Setur-ES.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório