Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

24 NOVEMBRO 2017 00:00 Cultura
  • Compartilhe

CineMaterna: mãe e bebê juntos no cinema

O projeto nasceu em 2008 a partir de um grupo de discussão sobre parto humanizado e maternidade. Saiba mais!

Por: Redação Sou ES

cinematerna
As sessões ocorrem mensalmente nos cinemas participantes | Foto: CineMaterna

Você sabe o que é puerpério? Também chamado de período pós-parto, o puerpério corresponde às primeiras semanas, entre 6 a 8, após o nascimento do bebê. Durante esses dias, o corpo da mulher passa por uma série de alterações para retornar ao estado pré-gravidez. Ao mesmo tempo em que tudo isso acontece, a mãe precisa se adaptar a sua nova vida.

Pensando em proporcionar um momento de lazer e tranquilidade não apenas para as mães recém-nascidas, mas também àquelas que têm bebês de até 18 meses, nasceu o projeto CineMaterna. A ação teve início em 2008, a partir de um grupo de São Paulo, que discutia, na internet, assuntos relacionados ao parto humanizado e à maternidade no geral.

irene
Irene Nagashima é fundadora do projeto | Foto: CineMaterna

Encorajada pelo grupo, Irene Nagashima reuniu mais de 10 mães com seus bebês - entre 20 dias e quatro meses de idade - para a primeira sessão de cinema, batizada de CineMaterna, em fevereiro de 2008. O programa foi um sucesso e o encontro de mães e bebês virou uma atividade semanal. Meses depois, o grupo foi acolhido pela rede de cinemas, que reconhecei o valor da iniciativa. Nessa época, portanto, foi fundada a Associação CineMaterna. Hoje, o projeto está presente em mais de 40 cidades e já recebeu mais de 50 mil adultos e 29 mil bebês.

Os filmes são escolhidos a partir de enquetes para entretenimento dos adultos e as salas de cinema são preparadas para acolher os bebês com conforto. O som é reduzido, há trocadores de fraldas nas salas, o ar condicionado é suave, mantendo a temperatura sempre amena, e o ambiente é levemente iluminado.

cine
As sessões são também um momento de lazer e de troca para os pais | Foto: CineMaterna

No Espírito Santo, os cinemas dos shoppings Praia da Costa, Boulevard Vila Velha e Vitória participam do projeto CineMaterna, com sessões mensais, às quintas-feiras, sempre às 14 horas. E não é preciso reserva especial para participar de uma sessão. Basta se atentar aos horários e filmes, muitas vezes escolhidos pelo público, através do site do projeto. Se o bebê for muito pequeno, a mãe pode usar um bebê-conforto e colocá-lo na poltrona ao lado.

Saiba mais sobre o projeto acessando www.cinematerna.org.br.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório