Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

10 NOVEMBRO 2017 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Conheça o groove autêntico da cantora GAVI

Recentemente, a cantora lançou o videoclipe da música “Meu Bem” que já conta com mais de 150 mil visualizações no Youtube. Confira!

Por: Isabella Mariano

gavi

“Meu esforço é para ser autêntica”. É o que a cantora Gavi espera realizar através de sua música. Mas a verdade é que, basta dar o play em seus vídeos, para perceber que autenticidade é o que não falta no seu trabalho. Reunindo elementos do groove, do R&B, da música eletrônica e da black music, a cantora e compositora capixaba Gavi lançou recentemente seu primeiro EP, intitulado “A Conta-Gotas”, com três faixas autorais. O lançamento é uma tentativa, uma aposta de começar a trazer um som diferenciado para o Brasil.

Mas a paixão pela música não é de hoje, é de família. A cantora conta que, por influência de sua mãe, cresceu ouvindo trabalhos como os de Caetano Veloso, Chico Buarque, Scorpions, Queen e Marisa Monte. “Creio que o excelente gosto musical de minha mãe me fez querer aprender instrumentos e a cantar mais. Minha primeira iniciação em algum instrumento foi o piano. Fiz cinco anos de piano na minha cidade natal Cachoeiro de Itapemirim. Depois eu comecei a fazer aula de violão e voz”, conta.

Ela começou a se dedicar mais à música dentro da Igreja e, em seguida, começou a se apresentar em diversos bares da região. Mas, apesar de toda paixão, ela ainda não tinha certeza se gostaria de seguir na carreira. “Depois de formada em 2014, uma produtora executiva, Vânia Prado, me ouviu cantar e me propôs abrirmos um canal no Youtube e ela cuidaria da equipe. Daí, desde então eu nunca mais sai da música. Vânia se mudou para Fortaleza dificultando meu trabalho com ela mas ela foi peça chave para me profissionalizar”, afirma Gavi.

Em 2015, ela publicou seu primeiro vídeo no Youtube, fazendo um mashup, uma junção, das músicas “Talking Body”, de Tove Lo, e “Você Me Encantou Demais”, do Natiruts. Com apenas um violão e sua voz, seu vídeo de estreia conta, hoje, com mais de 20 mil visualizações. E o canal já ultrapassou a casa dos cinco mil inscritos. A princípio, a ideia era continuar realizando releituras com um tom mais acústico, mas agora Gavi começou a apostar em seu trabalho autoral.

“Eu me desafiei em querer mais. Compor é algo difícil, que envolveu uma carga emocional grande de estudo e trabalho. Me passou muito também um desejo de fazer o que eu não estava ouvindo muito na língua portuguesa. Digo de estilo mesmo. Ouvia muitas bandas de fora fazendo um som R&B, Groove e queria ouvir mais disso em português. E pensei: ‘porque não eu?’ (risos)”, explica. 

E foi aí que nasceu o EP “A Conta-Gotas” que, como sugere o nome, trouxe apenas as primeiras gotas de seu trabalho autoral. As três canções presentes do disco, “Meu Bem”, “Chico Já Dizia” e “RE:”, carregam uma intensidade muito particular, tudo isso envolvido por um ar sensual bastante característico do R&B, cuja influência no trabalho de Gavi é notável. Seu estudo nas melodias e letras de artistas como FKJ, Honne, Khalid, Silva, Mahamundi, Flora Mattos, The Internet e outros também deu para o EP uma atmosfera moderna, sensual e ousada. O disco já está disponível gratuitamente em todas as plataformas digitais.

Em setembro, a música “Meu Bem” ganhou um clipe que, é claro, foi divulgado em seu canal no Youtube. Com direção das produtoras capixabas Lupino Filmes e Claraboia Imagem, o vídeo já conta com mais de 150 mil visualizações e 8 mil curtidas. Elaborado a partir de uma paleta de cores mais forte e escura, o videoclipe traz ainda a arte da dança para complementar o que música e vídeo querem passar: a tensão, os desafios e desejos de se viver um grande amor.

“Estou mega contente e surpresa [com a receptividade]. Eu nunca espera essa quantidade de visualizações, essa quantidade de elogios tanto à música quanto ao videoclipe. Acho que, para um primeiro EP, me considero muito satisfeita e com sede de fazer mais, me desafiar mais e fazer outros videoclipes da qualidade de ‘Meu Bem’ para cima e com mais visualizações ainda”, afirma a cantora.

Definitivamente, a internet ajuda muito a divulgar um trabalho musical. Para a cantora, o ambiente online possibilitou, de fato, uma democratização de acesso e distribuição no mundo da música. “As próprias ferramentas como Youtube já mostram pra você videoclipes e músicas de artistas que eles entendem ter a ver com seu gosto musical”, comenta Gavi que acredita ainda que por meio da internet o público encontra seu trabalho de forma mais rápida. “Eu acho isso muito incrível. Eu me sinto na responsabilidade exclusiva de fazer a música chegar às pessoas”, conclui.

Agora, após a divulgação de seu primeiro disco, muita coisa está por vir. Já para este mês de novembro, a cantora pretende lançar uma música com participação do grupo de rap capixaba Solveris, que virá acompanhada de um videoclipe. Além disso, seu canal do Youtube vai voltar a ativa, mas com um formato diferente, trazendo muitos convidados como André Prando, Gabriela Brown, Solveris e outros.

“Estou preparando ainda um formato de show inédito. Creio que 2018 será um ano com muitos shows nesse novo formato. E pretendo também, no próximo ano, tocar em diversos festivais. Estou focada nesse objetivo! Em 2018, pretendo lançar um outro EP também já no início do ano”, conta.

Muitas novidades vêm por aí. Para acompanhar o trabalho da cantora Gavi de perto confira seu canal no Youtube ou acesse a página www.facebook.com/gavimusica.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório