Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

09 NOVEMBRO 2017 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Fábrica.Lab 2017: shows gratuitos agitam Vitória até sábado (11)

O evento acontece na Fábrica de Ideias e conta com uma intensa agenda cultural gratuita, com mais de 350 nomes envolvidos nas atividades. Confira!

Por: Redação Sou ES

moraes
O músico Moraes Moreira se apresenta na noite desta quinta-feira (9) | Foto: Marcos Hermes

Até o próximo sábado (11), a Fábrica de Ideias, em Vitória, recebe um grande festival de artes integradas, com oficinas, workshops, encontros, shows e diversas outras atividades gratuitas. Em sua quarta edição, o Fábrica.Lab, realizado pela plataforma Infinitas, reunirá artistas de diversos gêneros e linguagens, bem como produtores e agentes da economia criativa que promoverão uma intensa troca de experiências tanto entre si, quanto com o público.

Ao todo, serão mais de 350 nomes envolvidos nas atividades. E o melhor de tudo: a entrada é gratuita, sendo apenas limitada à capacidade do espaço. Nesta quinta-feira (9), a partir das 20 horas, haverá apresentação da Jazz Band Vale Música e workshow com Moraes Moreira, com entrevista conduzida por Lorena Calábria, contando ainda com DJ Comanche Bota-Som nos intervalos. Até o fim do evento, agitam a programação musical do festival Rodrigo Novo, GAVI, Ava Rocha, Dan Abranches, Anomia, Baum, Cainã e a Vizinhança do Espelho e Cidadão Instigado.

Feira, workshop, oficinas e palestra

toctoc
A Feira Toc Toc reunirá 23 expositores trazendo o que há de mais pulsante no mundo da moda e do design | Foto: Divulgação

Outra atração especial, e que já se tornou tradição do Fábrica.Lab, é a Feira Criativa Toc Toc, que reúne o que há de mais pulsante na produção de moda, arte e design do Espírito Santo. Neste ano, diante da qualidade das mais de 100 marcas inscritas, a produção do evento decidiu ampliar as vagas, passando de 10 para um total de 23 expositores.

No espaço reservado para a feira, o público poderá interagir diretamente com os expositores e suas criações autorais, que percorrem os mais diversos caminhos da criatividade - desde a confecção de acessórios em madeira, passando pelas pranchas decoradas de skate e monstrinhos divertidos de tecido, até a moda upcycling e sustentável de brechó, bordados, luminárias e objetos de design.

Além da música, uma bateria de oito workshops expositivos e cinco oficinas práticas também compõe a programação, com temas atuais e de grande interesse do público do evento, como Design Thinking, Criação de Projetos, Estamparia e Customização, Arte de Rua, Dança e Improvisação, entre outros. Nesta quinta (9), a partir das 19 horas, acontece ainda a segunda mesa-redonda da desconferência Outros Futuros, com o tema “Outras Economias”, que reunirá academia, política e sociedade para discutir temas relativos ao futurismo, à criatividade e à colaboração.

Exposições

lambe
A exposição Lambe-Lambe é realizada em parceria com o site IdeaFixa | Foto: Divulgação

Duas exposições irão compor a programação do evento. Os trabalhos oriundos dos três projetos selecionados para a Residência Artística, que sob a curadoria de Franz Manata ocuparam o galpão do Museu Vale em outubro, serão expostos na Fábrica de Idéias. Os artistas contemplados na residência foram Julio Tigre e Victor Monteiro; Castiel Vitorino, Napê Rocha e Winny Rocha; e Charlene Bicalho e Elton Pinheiro. Já a Expo Lambe-Lambe, que em parceria com o site IdeaFixa recebeu mais de 200 ilustrações inscritas de todos os cantos do país por meio de chamada pública, agrupará os vinte trabalhos selecionados em um ambiente imersivo na área externa do evento.

Games
Uma Game Zone montada na Fábrica.Lab 2017 será equipada com diversos consoles, entre modelos clássicos e contemporâneos, para a realização de competições, playoffs e outras disputas durante todo o evento. Ela conta ainda com uma estação Just Dance, onde o público interage com um dançarino virtual e realiza desafios dançando. Neste jogo, os jogadores são julgados em uma escala de classificação de acordo com a precisão de seus movimentos. Para os nostálgicos, o evento contará ainda com um fliperama que reunirá os melhores jogos de Arcade.

Outra grande novidade na programação é Campeonato de Clash Royale que acontecerá na sext-afeira (10), a partir das 18 horas, no palco principal da Fábrica.Lab 2017, em parceria com a GEAR. O jogo é um fenômeno mundial e que está no topo da lista dos melhores jogos mobile. Já o DESAFIO AR/VR diz respeito a uma imersão para o desenvolvimento de aplicação móvel para celular com realidade virtual ou realidade aumentada. O Desafio será realizado em parceria com o Ifes que trará para a Fábrica.Lab 2017 duas equipes de alunos dos seus cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Sanitária. A melhor aplicação será incubada para desenvolvimento a partir de um projeto de extensão do Ifes.

casalab
Em 2013, o projeto Infinitas mais de 17 mil pessoas e 250 artistas e produtores culturais | Foto: Felipe Amarelo

Serviço
Até o dia 11 de novembro, a Fábrica de Ideias, em Vitória, recebe a super programação do Fábrica.Lab 2017. Durante cinco dias, artistas de diversos gêneros e linguagens promoverão encontros e trocas de experiências entre si e com o público por meio de shows, desconferências, entrevistas e oficinas diversas. Confira a programação completa acessando www.flab2017.com/guia.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório