Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

25 SETEMBRO 2017 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Monumento Vitória 360 Graus faz sucesso entre moradores

Localizado próximo à Curva da Jurema, o Vitória 360 Graus tem projeto assinado pelo designer Zota Coelho. Saiba mais sobre esse e outros monumentos da cidade!

Por: Redação Sou ES

vix
A escultura forma o nome Vitória como se vê na imagem acima e possui 4 metros de profundidade

Neste mês de setembro, Vitória ganhou um toque especial e criativo na urbanização da cidade, em comemoração aos seus 466 anos. Localizado na altura da Curva da Jurema, o monumento Vitória 360 Graus conta com um letreiro idealizado pelo designer Zota Coelho, que doou o projeto sem custos em homenagem ao aniversário do município.

Trata-se de uma escultura anamórfica, que é o nome dado ao tipo de obra em que só se conseque ver a verdadeira forma ou mensagem olhando a partir de um ângulo específico. Essa técnica é utilizada em diversas áreas, não apenas em esculturas, mas artes gráficas de rua e até mesmo em projetos arquitetônicos.

Para quem ainda não pode visitar o monumento, Vitória 360 Graus forma o nome Vitória e possui 4 metros de profundidade, com cerca de 2,5 metros de altura e 12 metros de comprimento. Sua execução foi realizada com o apoio de empresas locais que formaram uma parceria para a doação da escultura à cidade.

Recentemente, devido a seu enorme sucesso entre os moradores, foi necessária realizar uma manutenção na estrutura do monumento. Foram feitos trabalhos de reforço e reconstituição de algumas partes da escultura, que ainda ganhou uma nova cobertura de resina e tinta.

"[O monumento] tem recebido um público grande de pessoas desde a sua inauguração. A população tem procurado para fazer fotos e vídeos ao lado dele. Além disso, tenho recebido muitas mensagens de amigos de outros estados e também do exterior parabenizando a cidade pela iniciativa e dizendo que querem conhecer a escultura, que é algo novo e diferente de qualquer outra existente", afirmou Zota Coelho.

Zota explicou ainda que a escultura foi pensada em algo diferente para que pudesse ser vista, frequentada e fotografada pela sua originalidade. A proposta nasceu a partir de uma conversa com um grupo de amigos empreendedores que sentiam que Vitória poderia ter um letreiro para identificar a cidade.

foto
Zota Coelho posa em frente a sua criação, próximo à Curva da Jurema | Foto: Gabriel Lordêllo

"Em várias cidades do mundo, há letreiros localizados em pontos que mostram apenas um lado. Então, veio a proposta de uma escultura anamórfica, a qual é possível trabalhar com curvas e ângulos. Vitória é uma cidade linda que pode ser vista por todos os lados. Por isso, optamos por um letreiro que pudesse mostrar isso, para estimular essa visão nas pessoas", apontou o designer.

O monumento, inicialmente, foi inaugurado na cor branca, mas a proposta da Prefeitura de Vitória é que ele sempre esteja em transformação por períodos, com a mudança da coloração por meio de intervenções artísticas, sejam elas realizadas por fotógrafos, grafiteiros, artistas plásticos e alunos da rede pública municipal de ensino.

Confira outros monumentos para visitar em Vitória:

Estátua Maurício De Oliveira

mauA estátua em homenagem ao músico Maurício de Oliveira, inaugurada em maio de 2016, foi construída em parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Instituto Sincades. O artista Fernando Poletti foi o escolhido para a execução da obra. A estátua, em tamanho natural, representa o artista sentado em um banco na companhia do seu inseparável violão.

Onde fica: Calçadão da Praia de Camburi


Monumento ao Imigrante

imigInaugurada em junho de 2000, a obra arquitetônica foi erguida na Praça José Neffa e representa a importância da cultura italiana na formação do povo capixaba. Seus dois obeliscos em granito verde, com 30 metros de altura, representam esses dois povos, demonstrando que a distância geográfica não é uma barreira para a integração cultural. Essa construção pode ser vista à distância e a partir de diversas perspectivas e sua forma verticalizada transformou o monumento num marco urbano de Vitória.

Onde fica: Av. Américo Buaiz, Enseada do Suá, Praça José Neffa

Monumento ao Índio Araribóia

arariInaugurado em 1959, a estátua de bronze, de autoria de Carlo Crepaz é a figura de um índio guerreiro em tamanho natural assentada sobre uma pedra, apontando seu arco e flecha para a baía de Vitória.

Onde fica: Nas dependências do Clube de Regatas Saldanha da Gama, antigo Forte São João

 

Monumento a Iemanjá

iemanja

Inaugurada em 1988, a estátua de concreto armado representa a Rainha do Mar e homenageia as tradições afro-brasileiras. A figura feminina de corpo inteiro foi esculpida pelo artista grego Iannis Zavoudakis.

Onde fica: Av. Dante Micheliini, primeiro Pier da Praia de Camburi

 

Cruz Reverente

cruzMonumento comemorativo à visita do pontífice João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991. Concebido pelo escultor grego Iannis Zavoudakis radicado no Espírito Santo. O monumento é constituído por uma cruz de aço, com forma curvilínea, assentada sob base de concreto armado. Traz no alto uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo, componente da Santíssima Trindade, segundo a Religião Católica.

Onde fica: Enseada do Suá, Praça do Papa

Relógio da Praça Oito de Setembro

relogioInaugurado em 1942, o relógio é constituído por uma torre de quatro faces, com 16 metros de altura. Tem em sua parte superior quatro relógios quadrangulares. Foi construído pelo alemão João Ricardo Hermamm Schorling. Tombado como patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura, é um ponto de referência para quem está no Centro de Vitória.

Onde fica: Entre as avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel, Praça Oito, Centro Histórico

Monumento A Mãe

maeEstátua em ferro do artista Maurício Salgueiro, precursor da escultura cinética no Brasil. Representa o útero materno e o relacionamento indissolúvel mãe e filho, ligados pelo cordão umbilical. Foi restaurada no ano de 2007 pelo escultor capixaba Vilar.

Onde fica: Praça Costa Pereira, Centro Histórico

 

Monumento À Comunidade Negra

comunidade-negraRepresentando uma casaca, instrumento musical típico do Congo, o monumento, de autoria de Ireneu Ribeiro, é um reconhecimento a importante contribuição do povo afrodescendente em favor do desenvolvimento e da cultura capixaba. Foi inaugurado em 2006.

Onde fica: Av. Américo Buaiz, em frente a Assembleia Legislativa

 

*Com informações da Prefeitura de Vitória

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório