Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

20 ABRIL 2017 00:00 Cultura
  • Compartilhe
  • Twitter

Vitória recebe exposição que mistura arte e tecnologia

O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica é um dos principais eventos da área da América Latina e ficará aberto para visitação até o dia 11 de junho

Por: Redação Sou ES

1
As obras do FILE unem arte e tecnologia em um processo totalmente interativo | Foto: Divulgação

Uma intensa e genial mistura entre arte e tecnologia chegou à Vitória. Até o dia 11 de junho, a capital será palco do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, um dos principais eventos de arte e tecnologia da América Latina. A mostra do FILE tem entrada gratuita e marca a inauguração do Sesi Arte Galeria, o mais novo espaço cultural do Estado.

As exposições do FILE, que ocorrem há mais de 15 anos em diversas cidades do Brasil, são caracterizadas por uma palavra-chave: a interação. Em Vitória, a mostra conta com uma seleção de oito instalações interativas, quatro games e vinte animações. São trabalhos que exploram as potencialidades e inovações tecnológicas como meio para transmitir uma mensagem poética.

Obras em exposição
Entre as obras de realidade virtual com uso de óculos 3D, está a “The Night Café”, de Mac Cauley, que permite que as pessoas explorem o mundo das pinturas e das cores de Van Gogh, ingressando numa casa virtual em que todos os objetos foram feitos com os traços característicos do pintor.

“Swing”, de Christian Marczinzik e Thi Binh Minh Nguyen, é outro destaque da exposição que procura transferir aos visitantes a sensação de voar. Sentada numa cadeira de balanço e utilizando óculos de realidade virtual 3D, a pessoa tem a sensação de estar imerso num mundo de sons e cores à medida que se movimenta.

2
ADA (foto) é uma das obras presentes na mostra | Foto: Divulgação

Na seleção de instalações, “Fated Ascent”, de Donald Abad, utiliza a tecnologia da realidade aumentada para criar um espaço em que os visitantes possam perceber a presença de outra pessoa, virtualmente ligada a um amontoado de pedras. Para isso, basta ver essas pedras através de um tablet ou um smartphone. Já “ADA”, de Smigla Bobinski, é um globo transparente cheio de gás hélio, que flutua livremente pela sala. Com pontas de carvão, deixa marcas nas paredes, teto e piso, de forma aleatória, mas impulsionado pelas pessoas.

O “FILE Vitória 2017: Toque Aqui” conta com a participação de artistas de quatorze países, além do Brasil. São eles: Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, México, Portugal, Sérvia e Suécia.

Sesi Arte Galeria
Localizado no bairro Santa Lúcia, o Sesi Arte Galeria, mais novo espaço cultural de Vitória, possui aproximadamente 800 m² e conta com iluminação e acessibilidade adequadas. O local tem como objetivo aproximar o setor industrial e o setor cultural, bem como promover o acesso do trabalhador da indústria às diversas formas de arte.

De acordo com o presidente do Sistema Findes (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), Marcos Guerra, o Sesi Arte Galeria promete tornar-se um dos principais endereços culturais da capital capixaba, e reforçará a missão do Sesi, que é promover a qualidade de vida do trabalhador da indústria. “A galeria é um presente para Vitória e para o Estado. Temos um meio artístico efervescente, mas ainda somos carentes de espaços culturais. O novo local traduzirá o ritmo produtivo da indústria e será um marco importante para o nosso setor cultural e artístico”, explica.

Serviço:
FILE Vitória 2017: Toque Aqui
Local – Sesi Arte Galeria (Av. Nossa Senhora da Penha, 2053, Edifício Findes, térreo, Santa Lúcia, Vitória)
Período – de 18 de abril a 11 de junho de 2017
Visitação – de terça-feira a domingo, das 10 às 20 horas
Entrada gratuita

Visite outras exposições em cartaz na capital (clique nos links para saber mais):
Exposição: ÀWA NÌ - Nós por Nós!
Exposição: Casa de Pássaros
Exposição: Frágil - Pele fina da civilização
Exposição: Imanência
Exposição: Moderna Para Sempre
Exposição: O Fantástico Corpo Humano

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório