Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

21 MAR�O 2013 - 09:41 - Cultura
  • Compartilhe

Grupo Z de Teatro completa 15 anos com retrospectiva e lançamento de site

O grupo apresenta a peça "O Grande Circo Ínfimo" como parte das comemorações da cia

Por: Leonardo Vais

Z

Fotos: Luara Monteiro

De acordo com o ator, diretor e dramaturgo Fernando Marques, o melhor de trabalhar em grupo é poder ver o trabalho evoluindo. Para ele - um dos responsáveis pelo Grupo Z de Teatro, que em 2013 comemora 15 anos de estrada – a companhia tem guiado seu trabalho “pela investigação de uma dramaturgia própria, o uso de espaços diversos e a criação a partir do corpo”.

Este trabalho de pesquisa vai poder ser conferido a partir desta quinta, com a reestreia da peça O Grande Circo Ínfimo. Entre abril e dezembro deste ano, outros três espetáculos voltam ao cartaz. Quatro Intérpretes para Cinco Peças (abril) que une teatro e dança a partir de cinco obras do teatro brasileiro. Olhos de Ver (novembro) que mostra o embate entre homem x câmera e o hábito de se sentir vigiado.

A última peça é Insone (dezembro), que através de uma narrativa não linear, questiona o homem contemporâneo e a necessidade de repouso e as exigências do mundo cada vez mais veloz. Este espetáculo, além de voltar aos palcos capixabas, vai ser apresentado em outras 13 cidades do Brasil dentro do projeto Palco Giratório, do Sesc.

ZSegundo Fernando, a troca é uma das experiências mais interessantes dessa turnê, já que o Grupo Z cai na estrada ao lado de outras 11 companhias. “É importante para nós mostrar nosso trabalho, conhecer outras realidades, trocar com outros grupos e artistas”, afirma ele.

Para o diretor é um orgulho manter a companhia durante todos esses anos mesmo com as dificuldades para gerir uma produção. “Manter um grupo em atividade constante por 15 anos em um país que ainda não tem uma política pública para a cultura é, sem dúvida, um ato de resistência”.

Outra novidade é o site que, além de registrar toda a história do grupo, também vai manter o público atualizado sobre o trabalho da companhia. “No site, as pessoas poderão saber um pouco do que o grupo já fez, além de um blog registrando o que o grupo estará fazendo no momento”, explica ele que vê na plataforma online um canal maior de comunicação com as pessoas.

Se você não conhece o trabalho do Z, a oportunidade é esta. Também é a possibilidade de rever alguns dos trabalhos mais importantes da dramaturgia capixaba. “Há teatro de qualidade sendo feito no ES” afirma o diretor que deixa o convite para todos:  “Vai ser um grande prazer ter você por aqui”.

Confira as informações sobre o espetáculo aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório