Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

20 MAR�O 2013 - 14:15 - Cotidiano
  • Compartilhe

Dicas pós verão: cuidados para a pele e o cabelo

Saiba como se cuidar e reparar os danos da exposição solar excessiva na pele e nos cabelos.   Imagem: banco de imagens

Por: Danielle de Oliveira

Agora é oficial. As águas de março já lavam o país e fazem cair no esquecimento o calor intenso que dominava o Espírito Santo até pouco tempo atrás, e já deixa saudades. O verão chegou ao fim hoje (20), e o outono estreia debaixo de forte chuva no estado.

Apesar do fim da estação, ainda há marcas notáveis no corpo de quem aproveitou ao máximo os dias de sol. A exposição solar excessiva, água de mar e água com cloro causam manchas, ressecamentos e outros problemas estéticos e de saúde.

Em um bate papo breve, a dermatologista Lívia Lourega dá dicas de tratamentos e cuidados do dia-a-dia para voltar a ter uma pele saudável e cabelos nutridos, e também ensina a manter essa beleza durante todo o ano e se preparar para o próximo verão (do jeito que o tempo está passando rápido, ele nem está tão longe assim).

Pele

pele

Imagem: banco de imagens

Os tratamentos para remoção de melasmas, sardas e manchas nas mãos, agravadas pela exposição ao sol, e soluções para estrias e rugas são os mais procurados nesta época, de acordo com a dermatologista. Quanto às manchas, segundo a médica o uso de clareadores já é suficiente em alguns casos, e em outros é necessária também a aplicação de laser.

Tratamentos para estrias e rugas com laser fracionado podem ser feitos durante todo o ano, inclusive no verão, mas não são muito procurados durante esta estação pois os pacientes não devem se expor ao sol no período de aplicação do laser.

Para o ressecamento provocado pelo sol, a Dr. Livia aconselha o uso de ácidos durante a noite e hidratantes emolientes durante o dia, que são indicados a cada paciente de acordo com o tipo de pele e o grau de ressecamento.

Cabelos

cabelo

Imagem: banco de imagens

Cabelo também sofre e desidrata, e os que possuem química sofrem mais danos. Para nutrir e devolver o brilho, a indicação da médica é a limpeza profunda, com shampoos anti residuais, e máscaras hidratantes, que devem ser aplicadas de 2 a 3 vezes no mês e podem ser feitas em casa. É importante consultar um médico para saber qual produto se adequa ao seu tipo de cabelo, o que irá reparar os danos e nutrir – alguns cremes só deixam o cabelo cheiroso e macio, mas não são suficientes.

Dicas

dicas

Imagem: banco de imagens

- A hidratação contínua é essencial tanto para a pele quanto para os cabelos. Procure saber quais são os produtos mais indicados para você e se cuide durante todo o ano.

- De acordo com a Dr. Livia, o uso do protetor solar é essencial em todas as estações, mas deve ser intensificado no verão e nos dias em que o sol está mais intenso.

- Para quem tem mais propensão a manchas, a proteção deve ser ainda maior. Em alguns casos, é indicado o uso de cápsulas de proteção oral juntamente com a proteção tópica, além do uso de bonés e viseiras.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório