Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

12 FEVEREIRO 2016 - 15:40 - Cultura
  • Compartilhe

Já ouviu falar em Tereré? Conheça os benefícios da bebida

Consumido com mais frequência no Mato Grosso ou lugares quentes, o tereré ganha cada vez mais apreciadores capixabas

Por: Redação SOUES

01  Erva sabor limão, encontrada nas lojas Country Ville ou internet.           Foto: Arquivo Pessoal

Já ouviu falar em Tereré? Se a resposta foi NÃO, conheça mais sobre a bebida natural que está conquistando os capixabas. Degustar de um bom mate gelado na companhia de amigos é uma alegria compartilhada pelos adeptos desta erva, mas como tudo na vida esta bebida pode trazer tanto benefícios como malefícios.  Tudo depende da forma de consumo, do volume, da constância e das particularidades do biotipo do consumidor.

Diferentemente do chimarrão, que é feito com água quente, o tereré é consumido com água fria, resultando em uma bebida agradável e refrescante. Em sua produção, a erva mate utilizada no preparo do tereré difere do chimarrão por ter de ficar em repouso por volta de oito meses, em local seco, e de ser triturada grossa depois disso. Devido ao fato das folhas serem cortadas grossas, ao contrário do chimarrão, o tereré não tem tantos problemas com o entupimento. Quando isso ocorre, geralmente é devido a uma grande quantidade de mate em pó, indicando má-qualidade da erva usada.

O efeito estimulante da cafeína encontrada no mate usado no tereré, que exerce um poder energético conhecido sobre o sistema nervoso central, estimula o vigor mental no trabalho cardíaco e circulação do sangue.

Benefícios
Com vitaminas do complexo B, a erva-mate participa do aproveitamento do açúcar nos músculos, nervos e atividade cerebral do homem. As vitaminas C e E agem como defesa orgânica e como benefícios sobre os tecidos do organismo sais minerais, juntamente com a cafeína, ajudam o trabalho cardíaco e a circulação do sangue, diminuindo a tensão arterial, pois a cafeína atua como vasodilatador. Em tais situações, também pode ser suprida a sensação de fome.

Segundo a nutricionista Débora Zanotti, 22 anos, “o consumo do chá mate, auxilia na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares pois é antioxidante; ajuda a controlar a glicemia, o consumo da erva mate por indivíduos dislipidêmicos reduz colesterol  ruim LDL, também reduz o apetite e acelera o metabolismo auxiliando assim a perda de peso. Mas não há milagre na nutrição é preciso associar o consumo do chá com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos" completa. 

"Devido à presença de cafeína na erva mate evite tomar depois das 17 horas, pois poderá atrapalhar a qualidade do sono, deve-se também evitar tomar junto com a refeição, pois a cafeína atrapalha a absorção de vitaminas e minerais", ressalta a nutricionista Débora Zanotti. 

Além de ser uma bebida muito estimulante, elimina a fadiga ativando as funções físicas e mentais, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, favorecendo também o trabalho intelectual. Talvez um dos motivos de ser altamente consumido entre os cowboys, além do seu efeito refrescante.

Malefícios
Pode reduzir a absorção de ferro, devendo ser evitada por pessoas com anemia. Pode também aumentar a pressão, devendo ser evitada por hipertensos. O habito de consumo coletivo (em roda), dividindo a mesma guampa e bomba favorece a transmissão de doenças que são contagiosas através da saliva (exemplo: tuberculose, caxumba, sarampo, gripe, herpes, catapora e hepatite). Pois isso devemos ter cuidado com quem dividimos o tereré.

Apreciadores

01
                                               Foto: Arquivo Pessoal
Alex Cavalcante Bandeira, 38 anos, disse que conheceu o Tereré em 2006, no Mato Grosso em rodeios que frequentava e desde então nunca deixou de tomar. A mãe Dilza Cavalcante Bandeira, 60 anos, também virou adepta do tereré, após ser diagnosticada com pedras nos rins e estar com cirurgia marcada, descobriu que já não precisaria mais operar, devido ao uso frequente do tereré.

01
                                                Foto:Arquivo Pessoal
Izamara Moraes, 21 anos, conheceu o tereré em um rodeio no interior do Estado, desde então não fica sem a erva, “além de me deixar saciada, tem um gostinho de “quero mais, sem contar as vitaminas e os benefícios diuréticos” diz.


Aprenda a preparar a erva de tereré:

01
                                                                                                                           Foto: Divulgação

Saiba onde encontrar
No Espírito Santo, você encontra a erva mate em sabores variados, guampas e a bomba, nas lojas Country Ville de Laranjeiras, Campo Grande, Vila Velha, São Gabriel da Palha e Colatina. Basta escolher a mais próxima e o seu sabor preferido. 
Na internet , são muitas as opções: Terere e Cia e Terra  e Terra Mate, são algumas das principais. 

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório