Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

29 SETEMBRO 2017 - 08:00 - Cotidiano
  • Compartilhe

Confira 34 cachoeiras para conhecer o ES de norte a sul

O Sou ES preparou um roteiro especial com 34 opções de quedas d’água para conhecer e apreciar no Espírito Santo. Veja!

Por: Isabella Mariano

matildeUma das quedas d’água mais famosas do estado, a Cachoeira de Matilde não poderia ficar de fora desse roteiro!

O calor, enfim, está voltando com a chegada da primavera. E se você não curte muito ir à praia, talvez um banho de cachoeira seja o que você precisa. O Espírito Santo abriga diversas quedas d’água que agradam não só os capixabas, mas também os turistas que decidem conhecer as belezas da região. Nosso roteiro começa em Conceição da Barra, no litoral norte do estado, e segue em direção ao sul, terminando em um pequeno município chamado Dores do Rio Preto.

Quem está procurando um refúgio ao lado da natureza não pode deixar de conferir a lista que o Sou ES preparou, com 34 das inúmeras cachoeiras presentes no estado. Confira:

 1. Cachoeira Goela da Onça
Com uma pequena queda d’agua é possível desfrutar da tranquilidade do local em contato com a natureza, com a família toda. Para chegar à Cachoeira Goela da Onça, é preciso sair de Vitória e seguir pela BR 101 até Conceição da Barra, em Sayonara seguir pelas rodovias ES 313 e ES 130 até o Distrito de Vinhático.

2. Cachoeira do Muniz
Nova Venécia conta com a Cachoeira do Muniz, formada por águas tranquilas que geram piscinas naturais com pequenas quedas d’água, ideal para curtir com a família e amigos.

3. Cachoeira de Angeli
A 67 km da sede do município de Linhares, no distrito de São Rafael, está localizada a Cachoeira de Angeli, uma das atrações mais visitadas da região. Aos sábados e domingos, o local oferece espaço para alimentação e área para camping com pomar e pequeno bar.

A cachoeira é própria para banho e é de médio porte, mas nas épocas de chuva a quantidade de água aumenta, deixando o atrativo ainda mais bonito. Para chegar lá, o acesso é pela estrada que liga São Rafael a Rio Bananal. Chegando a São Rafael, siga seis quilômetros em estrada de chão, subindo a serra. A cachoeira fica à esquerda, ao lado da estrada.

4. Cachoeira do Jacó
Descendo cerca de 150 km, chegamos ao município de Itarana, onde está localizada a Cachoeira do Jacó, uma das mais famosas da região. O atrativo conta com uma infraestrutura simples que atrai muitos visitantes, especialmente, no verão. Uma curiosidade é o proprietário do espaço, que imita diversos tipos de pássaros da fauna local.

5. Cachoeira da Pousada das Águas
A meia hora de Itarana está a cidade de Santa Maria de Jetibá, que abriga a Cachoeira da Pousada das Águas, com duas quedas. A primeira apresenta cerca de 5 metros de altura e 6 metros de largura. Em função do volume de água, um lago se formou abaixo da queda, onde os hóspedes e visitantes da pousada podem se banhar. A segunda queda passa por uma ponte e é mais alta. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (27) 9706-9513 e 9852-6230.

6. Cachoeira do Ibicada
Em Afonso Cláudio, está a Cachoeira do Ibicada, composta por águas calmas que formam piscinas naturais após cerca de 150 metros de queda d’agua, gerando um visual incrível. Como chegar? Saindo de Afonso Cláudio seguir por estrada de chão, por cerca de 23 km até a localidade de Ibicada.

angeli
Em Linhares, a Cachoeira de Angeli é um dos atrativos mais visitados da região

7. Cachoeira Santa Luzia
Outra cachoeira que vale a pena em Afonso Cláudio é a Santa Luzia, com uma queda d’agua de 50 metros que forma piscina naturais e propiciam aos visitantes horas de lazer. 

8. Cachoeira da Rampa
De fácil acesso e localizada bem pertinho do centro da cidade de Brejetuba, a Cachoeira da Rampa conta com 93 metros de altura que impressionam e agradam os mais corajosos, que praticam esportes radicais na cachoeira, como o rapel.

9. Cachoeira do Alto Bananeira
Não uma, mas sete quedas d’água que fazem da Cachoeira do Alto Bananeira, em Venda Nova do Imigrante, um lugar incrível e encantador, bem em meio a Mata Atlântica. Como chegar? Saindo de Vitória seguir pela BR 262, no Km 106 sair da rodovia e seguir por mais 5 km em estrada sinalizada.

10. Cascata do Galo
Com 70 metros de altura, a Cascata do Galo, em Domingos Martins, é para aqueles que buscam por aventura. Em meio a Mata Atlântica, a cachoeira propicia contato direto com a natureza e esportes radicais.

11. Cachoeira do Filetes
Quem está a procura de uma cachoeira ideal para passar horas deve procurar a Cachoeira do Filetes, em Conceição do Castelo. O local conta com área para camping e restaurante para atender os visitantes, além de águas tranquilas.

12. Cachoeira do Country Club
Localizada em Santa Teresa, a Cachoeira do Country Club conta com 90 metros de queda d’água que ficam ainda mais bonitos com as dezenas de quaresmeiras. O local conta com estacionamento e é ideal para passar com a família.

veudenoiva
A Cachoeira Véu de Noiva, em Santa Leopoldina, apresenta uma queda de 70 metros

13. Cachoeira Rio do meio
A Cachoeira do Rio do Meio está localizada em Santa Leopoldina, município vizinho de Santa Maria de Jetibá. O local conta com área de camping, banheiro, playground e serviço de bar. Há, também, um restaurante com comida caseira. A cachoeira funciona apenas aos fins de semana e só recebe excursões com agendamento prévio. Mais informações pelos números: (27) 3386-8060 e 9927-7517.

14. Cachoeira Véu de Noiva
Ainda em Santa Leopoldina, encontra-se a Cachoeira Véu de Noiva com uma queda de 70 metros rodeada pela beleza natural da Mata Atlântica. Além disso, o local é favorável à prática do rapel. O atrativo fica localizado dentro do Parque Véu de Noiva, que possui pousada, camping, piscinas naturais e trilha. Portanto, para passar o dia lá é necessário pagar tarifas de entrada. Hóspedes da pousada e clientes do camping não pagam entrada. Para saber mais, entre em contato pelo telefone (27) 3338-0037.

15. Vale das Cachoeiras (Piapitangui e Aloisio)
Viana também conta com algumas opções para se refrescar. O município conta com piscinas naturais formadas por um conjunto de cachoeiras que proporciona aos visitantes caminhadas nas trilhas e imersão a natureza. Para chegar, deve-se sair de Vitória e seguir pela BR 262. Após a Penitenciaria Agrícola do Espírito Santo (PAES), entrar à direita e seguir por estrada de chão.

16. Cachoeira do Zeca
As águas límpidas e rasas da Cachoeira do Zeca, em Marechal Floriano, fazem do local único e encantador em meio à mata nativa da região. É ideal para as pessoas que buscam cachoeiras calmas e de fácil acesso.

17. Cachoeira do Turco
Bem próxima das praias de Guarapari, a Cachoeira do Turco, em Buenos Aires, é um refugio para quem busca por tranquilidade e água doce. As trilhas imergem o visitante a natureza abundante do local. Como chegar? Simples: saindo de Vitória seguir pela BR 101 até o trevo. Seguir as placas para Buenos Aires, por cerca de 9 km.

18. Cachoeira Luziana
A Cachoeira Luziana, localizada no município de Pancas, é perfeita para as pessoas que buscam passar o fim de semana em meio a natureza. O local conta com chalés e restaurantes em meio à mata nativa, além de belas piscinas naturais.

vale
Em Viana, há piscinas naturais formadas por um conjunto de cachoeiras que proporciona aos visitantes caminhadas nas trilhas e imersão a natureza

19. Cachoeira Água Santa
Em Baixo Guandú, a Cachoeira Água Santa é forma da por águas mornas, com pequena queda d’água que encanta os visitantes. No local, há uma capela com as imagens de Santa Maria Auxiliadora e São Cristóvão.

20. Cachoeira Alto Laje

Também em Baixo Guandú, a Cachoeira Alto Laje está localizada em meio a Mata Atlântica com pequenas quedas d’água. É ideal para levar a família. Como chegar? Saindo de Vitória seguir pela BR 101 e BR 259 até Baixo Guandu. Em seguida pegar a ES 165 até o Distrito de Ibituba.

21. Cachoeiras de Iúna
Chegando ao Sul do Espírito Santo, está o município de Iúna, dono de numerosas cachoeiras, como as cachoeiras do Rio Claro, Braz, dos Jesuítas, São João do Príncipe, Recanto do Príncipe e Poço das Antas. Algumas delas chegam a formar piscinas naturais de águas cristalinas.

22. Cachoeira do Chiador
As frias águas do Caparaó fazem o convite ao descanso em meio a grande altitude. A Cachoeira do Chiador possui 9 metros de queda d’água, além de a mata atlântica e terreno pedregulho que fazem do atrativo único, sem falar das piscinas naturais. Para chegar, é simples: saindo de Irupi seguir pela BR 262, na altura do Rio Santa Clara seguir por cerca de 3 km em estrada de chão.

23. Cachoeiras de Muniz Freire
Divisa com o município de Iúna, Muniz Freire também possui diversas cachoeiras, entre elas a Cachoeira de Mata Pau, que tem extensão de 150 metros, e a do Rio Pardo, com cerca de 200 metros de altura.

24. Cachoeira do Pedregulho
A Cachoeira do Pedregulho está localizada em Castelo, município vizinho de Muniz Freire.  Além da queda d’água, os visitantes podem praticar rapel no local e usufruir de uma área para camping e lanchonete. Aos domingos, o restaurante serve comida caseira, preparada no fogão a lenha.

alta
Em Cachoeiro de Itapemirim, a Cachoeira Alta é uma ótima opção | Foto: PMV/Yuri Barichivich

25. Cachoeira de Matilde
Um dos atrativos turísticos de Alfredo Chaves, localizado na região central do estado, é a Cachoeira de Matilde, uma das quedas d’água mais famosas do Espírito Santo. O atrativo é composto por diversas quedas, sendo a última com 70 metros. O local fica aberto todos os dias e conta com acesso gratuito, sem autorização prévia.

26. Cachoeira da Vovó Lucia
Com duas belas quedas d’águas, a Cachoeira da Vovó Lucia é composta por águas claras e sua nascente é formada em meio à mata fechada com grande diversidade de orquídeas e bromélias. Como chegar? Basta sair de Vitória e seguir até Alfredo Chaves. Lá, seguir pela ES 384.

27. Cachoeira do Meio
Próxima a Iconha, a Cachoeira do Meio conta com diversas quedas d’água que proporcionam aos visitantes imersão total na natureza. Ideal para a família. Para chegar, é preciso, ao sair de Iconha, seguir pela BR 101 Sul, entrando a direita em Copaíba, seguindo por estrada de chão.

28. Cachoeira do Caiado
Localizada em Vargem Alta, a Cachoeira do Caiado é o local perfeito para esquecer os problemas diários e mergulhar em meio a Mata Atlântica, levando claro, a criançada para admirar os 10 metros de queda d’agua.

29. Cachoeira da Concórdia
Também em Vargem Alta, a Cachoeira da Concórdia é ideal para passar o dia todo com a família. Com águas calmas e uma pequena queda d’agua, é uma ótima opção de lazer. A cachoeira está em Soturno, 5 km da rodovia ES-164, na divisa entre Vargem Alta e Itapemirim.

30. Cachoeira Alta
No distrito de São Vicente, em Cachoeiro de Itapemirim, está a Cachoeira Alta, com 100 metros de altitude. Suas águas puras e cristalinas são ideais para o banho. O atrativo esconde, em seu interior, fendas onde habitam milhares de andorinhas pretas que, quando saem em revoada, produzem ruídos que se confundem com o barulho das águas. Para entrar no local, é necessário pagar uma pequena taxa por pessoa.

fumaca
Uma queda de 144m de altura te espera na Cachoeira da Fumaça, em Alegre | Foto: Thaiza de Paula

31. Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça
Vizinho a Cachoeiro de Itapemirim, o município de Alegre abriga o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, com uma área de 162,5 hectares de mata. No parque, encontra-se a Cachoeira da Fumaça, com uma queda de 144m de altura. O acesso é gratuito e não é necessário agendar visitação. Para mais informações, entre em contato pelo número (28) 99904-4824.

32. Cachoeiras de Divino São Lourenço
Há cerca de 40 minutos de Alegre, está o município de Divino de São Lourenço, dono das maiores reservas de Mata Atlântica primária de toda a Serra do Caparaó e de várias Cachoeiras de águas cristalinas. A cidade possui mais de 15 cachoeiras, como as cachoeiras Bonita, do Granito, da Jacutinga e a da Prainha. A cachoeira Bonita apresenta uma queda de cerca de 2 metros de altura, mas o volume da água e a largura da formação rochosa por onde escorre dão aspecto de monumentalidade à cascata.

33. Cachoeira do Cambucá
Chegando ao fim do nosso roteiro, a 20 km de Divino de São Lourenço está a Cachoeira do Cambucá, localizada na pequena cidade de Dores do Rio Preto. O atrativo possui uma queda de aproximadamente 5 metros, com pequenas cascatas, piscinas naturais e uma pequena praia. Suas águas são turvas e abundantes, com temperaturas que variam de 10º a 20ºC.

34. Cachoeira dos Três Estados
Esta queda d'água possui 25 metros de altura e está localizada na divisa entre Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, propiciando aos visitantes banhos nas pequenas piscinas naturais que se formam depois da queda d’água. A Cachoeira dos Três Estados está a cerca de 10 km do Centro de Dores do Rio Preto, saindo da cidade sentido Guaçuí entrar a direta de quem vem de Espera Feliz.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório